Jornal Madeira

Vítimas de contactos para vendas forçadas

A Madeira vai ser alvo até dezembro do projeto SOS CONSUMIDOR, com objetivo e capacitar sobretudo os mais idosos, para comportame­ntos de segurança por via da maior vulnerabil­idade a que estão expostos.

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

Nos primeiros meses deste ano, a DECO na Madeira recebeu quase um milhar de contactos de consumidor­es vítimas de vendas forçadas de bens ou serviços. Foram mais precisamen­te 965 contactos. No que se refere a casos de burlas, aquela associação afirma que, segundo dados da PSP da Região, foram registados, no ano transato, 120 que envolveram consumidor­es idosos. Estes números são divulgados numa altura em que a DECO anuncia o projeto SOS CONSUMIDOR que estará, durante este mês de outubro, na PSP de Câmara de Lobos, e nos meses de novembro e dezembro, nas áreas da divisão policial do Funchal e de Machico.

Este projeto, já implementa­do em diversas regiões de Portugal Continenta­l, chega agora à Madeira. Em outubro, mês em que se assinala o Dia Internacio­nal das Pessoas Idosas, a DECO lança, em parceria com a PSP – Polícia de Segurança Pública da Região Autónoma da Madeira, a iniciativa que se destina essencialm­ente aos consumidor­es mais vulnerávei­s da Madeira.

O projeto visa capacitar a população, sobretudo a mais idosa, para a adoção de comportame­ntos de segurança, que lhes permita reduzir o risco de se tornarem vítimas de práticas comerciais desleais. De referir que os consumidor­es lesados são, na sua maioria, aliciados a assinar contratos de compra de produtos e/ou serviços que não necessitam, nem tão pouco conhecem.

Esta situação é ainda mais grave quando muitas destas vendas são celebradas conjuntame­nte com contratos de crédito ao consumo. E é para alertar os consumidor­es sobre as práticas desleais, burlas e fraudes que a DECO e a PSP estão no terreno.

 ?? ?? Idosos são uma faixa etária vulnerável a esta tipo de crime.
Idosos são uma faixa etária vulnerável a esta tipo de crime.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal