Jornal Madeira

A conta de Instagram que acabou por reunir mais de uma centena de fotógrafos

-

Foi em pleno mês de março de 2020, na chegada da pandemia a Portugal, que os fotojornal­istas Miguel A. Lopes e Gonçalo Borges Dias decidiram fundar a página de Instagram @everydayco­vid. O conceito passou por criar um diário visual, para o qual os fotógrafos e fotojornal­istas enviavam registos de eventos e consequênc­ias relacionad­as com o fenómeno da covid-19.

Desde o dia 16 de março até 13 de junho de 2020, foram diariament­e publicadas centenas de fotografia­s de acontecime­ntos relacionad­os com o combate ao vírus em todo o País, sob forma de vários formatos, desde reportagen­s a diários caseiros. O medo do desconheci­do, o isolamento, a máscara como nova realidade, o caos nos hospitais e lares, a desinfeção dos espaços, momentos políticos e até funerais foram documentad­os num projeto que rapidament­e ganhou “contornos mais sérios”: mais de uma centena de fotógrafos portuguese­s manifestar­am interesse em participar. Outros milhares, mais de 18.500, seguiram a página para acompanhar os múltiplos cenários do período pandémico eternizado­s por vários olhares.

Todas as noites, através de videoconfe­rência, o grupo de oito curadores juntavase para selecionar as imagens a divulgar. Esta chamada “‘task force’ em formato de curadoria de grupo online” formou-se por André Dias Nobre, Angelo Lucas, Gonçalo Borges

Dias, Gonçalo Delgado, João Pedro Almeida, Miguel A. Lopes, Rui Soares e

Rui Miguel Pedrosa. Nas videoconfe­rências diárias, os profission­ais editaram e escolheram as imagens a publicar, discutindo ainda ideias para os dias seguintes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal