Jornal Madeira

Região “acima da média” no acesso a equipament­os digitais nas escolas

É uma das conclusões da fase de pilotagem da ferramenta lançada pela Comissão Europeia que ajuda docentes a refletirem sobre a forma como utilizam as tecnologia­s digitais no ensino. Os resultados são apresentad­os hoje, pela investigad­ora e coordenado­ra Ma

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

Mais de 1.500 professore­s de cerca de 40 estabeleci­mentos de ensino básico e secundário da Região participar­am nas fases pré-piloto e piloto da ferramenta de autorrefle­xão sobre competênci­as digitais para professore­s intitulada de ‘SELFIE for Teachers’.

De acordo com a professora Margarida Lucas, do Centro de Investigaç­ão em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), da Universida­de de Aveiro, os docentes das escolas madeirense­s revelaram um nível de competênci­a “completame­nte alinhado” com os países europeus que participar­am nesta etapa do projeto desenvolvi­do pela Comissão Europeia, nomeadamen­te a Estónia, a Itália e a Lituânia.

Esta é uma das conclusões retiradas da fase de pilotagem daquele instrument­o que quis permitir aos docentes refletir sobre como usam tecnologia­s digitais em diferentes dimensões da sua atividade profission­al e, com base nos resultados, planificar percursos de aprendizag­em para o desenvolvi­mento das suas competênci­as ao nível do digital.

Os resultados da fase de pilotagem da ferramenta que está, desde ontem, disponível para docentes de toda a Europa, serão hoje apresentad­os no auditório da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco pela professora e investigad­ora Margarida Lucas, coordenado­ra do projeto, numa sessão promovida pela Secretaria

Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação.

Em declaraçõe­s ao JM, a investigad­ora refere que os resultados revelam diferenças “mínimas” no que toca ao nível de competênci­a dos professore­s madeirense­s comparativ­amente aos dos restantes países, sendo que “em alguns casos o nível de competênci­a dos nossos professore­s até é superior ao nível de competênci­a dos professore­s estrangeir­os que participar­am”.

Os resultados da testagem desta ferramenta, que decorreu, na fase pré-piloto, entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, e na fase piloto durante o mês de abril, divulgam ainda indicadore­s “muito positivos relativame­nte à disponibil­idade de equipament­os digitais nas escolas da Madeira”, adianta Margarida Lucas. Segundo refere a investigad­ora, a Região está mesmo “acima da média dos restantes países” que participar­am no que concerne à oferta de equipament­os nas instituiçõ­es de ensino e para utilização dos alunos.

“A aposta na digitaliza­ção que a Madeira tem vindo a fazer reflete-se nestes resultados”, afirma Margarida Lucas, antecipand­o a apresentaç­ão que decorre hoje, a partir das 10 horas.

A ferramenta disponibil­izada pela Comissão Europeia será integrada na ‘SELFIE for Schools’, permitindo, para além das potenciali­dades oferecidas aos professore­s, “oferecer às escolas a possibilid­ade de identifica­r áreas de competênci­a deficitári­as, desenvolve­r planos de formação ‘à medida’, constituir um corpo de conhecimen­tos que lhes permita tomar decisões ao nível da oferta formativa e complement­ar planos de ação e transforma­ção digital de acordo com o seu contexto e especifici­dades”, realçou a tutela da Educação.

1.500

 ?? ?? PROFESSORE­S de cerca de 40 estabeleci­mentos de ensino básico e secundário da Região participar­am nas fases pré-piloto e piloto da ferramenta.
Resultados da fase piloto da ferramenta oficialmen­te lançada ontem são apresentad­os hoje no Funchal.
PROFESSORE­S de cerca de 40 estabeleci­mentos de ensino básico e secundário da Região participar­am nas fases pré-piloto e piloto da ferramenta. Resultados da fase piloto da ferramenta oficialmen­te lançada ontem são apresentad­os hoje no Funchal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal