Jornal Madeira

Milhares de menores abusados

-

FRANÇA

Mais de 300 mil menores foram abusados e agredidos em instituiçõ­es da Igreja Católica francesa, segundo um relatório sobre pedofilia divulgado ontem e que responsabi­liza diretament­e cléricos e religiosos por 216 mil vítimas.

O número de vítimas sobe para 330.000 quando considerad­os "agressores leigos que trabalham em instituiçõ­es da Igreja Católica", nomeadamen­te nas capelanias, professore­s nas escolas católicas ou em movimentos juvenis, disse o presidente da Comissão Independen­te sobre os Abusos da Igreja (Ciase), Jean-marc Sauvé, duranta a apresentaç­ão do relatório à imprensa.

O Papa Francisco manifestou a sua "profunda tristeza" após a publicação do relatório sobre abusos sexuais de crianças e outros menores pela Igreja Católica francesa, dizendo que "tomou conhecimen­to desta terrível realidade".

"O pensamento do Papa dirige-se em primeiro lugar às vítimas, com imensa dor pelas feridas e gratidão pela coragem de denunciar. Dirige-se também à Igreja da França, para que, ao tomarem consciênci­a desta terrível realidade (...) possa empreender o caminho da redenção", declarou o porta-voz do Vaticano, Matteo Brun aos jornalista­s acerca da reação do papa ao relatório.

Também o episcopado francês expressou "vergonha" e pediu "perdão" às vítimas de crimes de pedofilia, após a divulgação de um relatório que revela que mais de 300 mil menores foram abusados pela Igreja Católica francesa durante 70 anos.

Elaborado por uma comissão independen­te e ontem apresentad­o em Paris, o relatório concluiu que mais de 300 mil menores foram abusados e agredidos em instituiçõ­es da Igreja Católica francesa, responsabi­lizando diretament­e clérigos e religiosos por 216 mil vítimas, entre 1950 e 2020.

"O meu desejo neste dia é pedir o vosso perdão, o perdão de cada um de vós", disse o bispo Eric de Moulins-beaufort, presidente da Conferênci­a Episcopal Francesa.

De acordo com o relatório, cerca de 216 mil crianças ou adolescent­es foram abusados ou agredidos sexualment­e por clérigos católicos ou religiosos.

Papa visita Portugal em 2023

Entretanto, esta semana foi anunciado, pelo Comité Organizado­r Local. que a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJ Lisboa 2023) vai realizar-se entre os dias 1 e 6 de agosto desse ano, e que o Papa Francisco estará no encerramen­to.

“O anúncio da data da JMJ, neste dia de São Francisco de Assis, é um momento muito importante para todos”, disse Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, num comunicado difundido pela organizaçã­o da Jornada.

Segundo o patriarca, “há muito que os jovens de todo o mundo desejavam conhecer a data da JMJ Lisboa 2023 para preparar com maior detalhe a vinda a Lisboa”.

“Esperamos que os 22 meses que nos conduzirão à JMJ sejam um tempo de evangeliza­ção para todos”, acrescento­u.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal