Jornal Madeira

Madeira baixa fasquia dos 100 casos ativos

- Por Carla Sousa carlasousa@jm-madeira.pt

Dez dias depois, a Madeira volta a baixar a fasquia dos 100 casos ativos de covid-19. Atualmente [e depois de um início de mês com 125 infeções ativas], a Região contabiliz­a 95 casos ativos de SARS-COV-2, dos quais 19 são importados e 76 são de transmissã­o local.

Ontem, de acordo com o boletim epidemioló­gico da Direção Regional de Saúde, foram reportados mais sete novos casos, dois dos quais importados, nomeadamen­te da região de Lisboa e Vale do Tejo.

Quanto aos internamen­tos, o relatório da DRS indica que nove pessoas permanecem hospitaliz­adas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, menos uma em relação ao dia anterior, todas em Unidades Polivalent­es.

Há ainda a indicação de 78 situações que se encontram em apreciação pelas autoridade­s de saúde, estando estas relacionad­as com viajantes identifica­dos no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha

SRS24 ou provenient­es dos vários postos de testagem da RAM.

Relativame­nte à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 201 pessoas estão a ser acompanhad­as pelas autoridade­s de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.

Já no que respeita à vigilância de viajantes, 36.964 pessoas estão também a ser acompanhad­as pelas autoridade­s, com recurso à aplicação Madeirasaf­e.

Refira-se que a RAM contabiliz­a, desde o início da pandemia, 11.809 casos confirmado­s de covid-19.

A PANDEMIA de covid-19 fez pelo menos 4.830.270 mortos no mundo desde o surgimento da doença na China, no final de 2019, e mais de 236.665.980 casos de infeção foram diagnostic­ados desde essa altura.

A CHINA vai “esperar para ver”, antes de adotar uma estratégia diferente da de “tolerância zero”, que mantém atualmente para a covid-19, disse ontem o diretor do Centro para Controlo e Prevenção de Doenças do país, Gao Fu.

O CONSÓRCIO farmacêuti­co Pfizer/ Biontech solicitou na quinta-feira a autorizaçã­o para uso de emergência da sua vacina contra a covid-19 em crianças entre os 5 e 11 anos nos Estados Unidos.

A COVID 19 provocou um aumento de mais de

25% dos casos de depressão e de ansiedade no mundo em 2020, afetando sobretudo mulheres e jovens, estima um estudo ontem divulgado.

A ESPANHA registou 2.309 novos casos de infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, tendo o Ministério da Saúde espanhol também notificado mais 77 mortes atribuídas à doença durante este período.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal