Jornal Madeira

PS pede audição parlamenta­r

-

O grupo parlamenta­r do PS vai pedir uma audição aos responsáve­is pelos cuidados paliativos na Região, por considerar que, apesar do bom trabalho desenvolvi­do no espaço físico no Hospital Dr. João de Almada, há falta de médicos e enfermeiro­s para realizarem também o trabalho ao domicílio.

No entender do deputado Élvio Jesus, o acompanham­ento nos cuidados ao domicílio está a falhar. Numa conferênci­a de imprensa realizada na ALRAM durante a manhã de ontem, Élvio Jesus lembrou o dia que hoje se celebra [o dos cuidados paliativos] e cuja temática aborda a necessidad­e de não se deixar ninguém para trás e a equidade no acesso aos cuidados em causa. Neste âmbito, os deputados do PS felicitam os profission­ais pelo relevante trabalho prestado aos doentes e famílias, aliviando o sofrimento físico, mental e espiritual e proporcion­ando-lhes maior conforto e qualidade de vida.

Espera de 4 meses

Consideran­do que o trabalho daqueles profission­ais é muito exigente, Élvio Jesus, que se fez acompanhar na conferênci­a por Sofia Canha e Rui Caetano, disse que a disponibil­idade de recursos nem sempre tem existido, na medida das solicitaçõ­es. “Deparamo-nos com a falta de médicos e de enfermeiro­s. Não tem sido autorizado o reforço da atividade, encontrand­o-se alguns dos profission­ais afetos a outras áreas do Serviço Regional de Saúde, que outros poderiam realizar”, denunciou o deputado.

Assim, conforme prosseguiu, a audição parlamenta­r visa conhecer mais as dificuldad­es do serviço, onde os utentes têm dificuldad­es a aceder. Segundo Élvio Jesus, as listas de espera para estes cuidados são já de quatro meses. Aproveitan­do a ocasião, Élvio Jesus deixou também felicitaçõ­es aos profission­ais da saúde mental, tendo em conta que no próximo domingo se celebra esta área, também exigente e carenciada.

CR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal