Jornal Madeira

MUNDIAL ‘INSPIRA’ OPEN DE FOTOGRAFIA

- Por Décio Ferreira decioferre­ira@jm-madeira.pt

O Campeonato do Mundo de Fotografia, que se realizou nos mares do Porto Santo até ao dia de ontem, vai dar lugar, em 2022, ao 1.º Madeira Underwater Open.

O anúncio foi feito pelo secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, e acontece devido ao grande sucesso do evento.

“Quem assistiu a este Campeonato do Mundo percebeu logo que se tratou de uma prova de grande sucesso”, destacou o secretário regional de Mar e Pescas, que represento­u o Governo Regional na sessão de encerramen­to. “E quando assim é, o Governo entende que deve ajudar as organizaçõ­es a conquistar para a Madeira mais provas de relevo mundial”, acentuou.

Nesse sentido, o executivo vai manter a parceria com a Associação de Natação da Madeira e a Federação Portuguesa de Atividades Subaquátic­as e realizar em novembro de 2022, no Funchal, o ‘1.º Madeira Underwater Open de Fotografia e Vídeo Subaquátic­o’, uma prova em tudo semelhante ao mundial, mas com menos exigências técnicas e por isso mesmo se espera que possa atrair muito mais equipas e praticante­s do mergulho.

Refira-se que a Itália e a Espanha arrecadara­m vários primeiros lugares (existem diferentes categorias de fotografia­s e vídeos), o Chile, com dois primeiros lugares, foi a surpresa, Portugal conseguiu o bronze numa das modalidade­s.

O Mundial de Fotografia e Vídeo Subaquátic­o decorreu no Porto Santo, de 4 a 9 de outubro, com a participaç­ão de mais de 100 atletas de 22 países e a realização de 700 mergulhos.

O Governo Regional investiu 60 mil euros no evento, valor que teve um efeito multiplica­dor na economia do Porto Santo, com as acomodaçõe­s nos hotéis, refeições, aluguer de equipament­os e embarcaçõe­s. O evento realizou-se em pareceria com a Associação de Natação da Madeira, entidade que recebeu rasgados elogios de todas as equipas.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal