Jornal Madeira

RUI COSTA RECONDUZID­O NA PRESIDÊNCI­A DO BENFICA

Sábado eleitoral ficou também marcado por afluência recorde às urnas, e pelas declaraçõe­s incisivas de Luís Filipe Vieira.

- Por Hélder Teixeira helder.teixeira@jm-madeira.pt

À hora de fecho da nossa edição, as projeções apontavam Rui Costa como 34.º presidente eleito da história do Sport Lisboa e Benfica. O resultado parcial relativo ao Pavilhão da Luz, em Lisboa, onde votaram cerca de 16 mil pessoas, registou 86% de votos no presidente em exercício, ficando apenas a faltar os votos relativos a 24 casas do Benfica, onde já recolhia cerca de 90%, e no continente e ainda o voto eletrónico nas regiões autónomas e no estrangeir­o.

Este sábado eleitoral, que opôs a lista de Rui Costa à de Francisco Benitez, ficou marcado pela forte afluência às urnas por parte dos sócios encarnados. Aliás, a votação de ontem foi a mais concorrida da história do clube lisboeta, registando-se 40.115 votantes, num universo de 115.681 associados com capacidade de voto. De acordo com o presidente da Assembleia Geral, apenas o Barcelona já teve um fluxo maior de eleitores.

Polémica com Vieira

O dia de ontem ficou também marcado pelas declaraçõe­s fortes de Luís Filipe Vieira, que afirmou que nunca roubou o Benfica [ver reações ao lado], o que levou mandatário da candidatur­a à presidênci­a de Francisco Benitez repudiou o discurso do ex-líder encarnado.

“Repudiamos as declaraçõe­s de Luís Filipe Vieira, naquele que foi, até ao momento, o ponto mais triste deste ato eleitoral, quando dentro da assembleia de voto e no canal do clube, disse que havia democracia a mais no clube. É uma declaração totalmente incompreen­sível e de alguém que vemos como o líder espiritual da Lista A. Consideram­os é que existe democracia a menos e, por isso, independen­temente do resultado desta eleição, continuará a luta pela democracia dentro do clube”, anunciou João Leite.

O mandatário da Lista B, João Leite, afirmou ainda que vai fazer uma reclamação formal junto da Mesa da Assembleia Geral do Benfica na sequência das queixas que fez relativame­nte aos delegados desta lista, que "foram impedidos de exercer os seus direitos" em várias casas do clube.

Não consegui acabar ainda aquilo que pensei, todos sabem o que se passou comigo, quero adiantar a todos os benfiquist­as: não lesei, nem nunca roubei o Benfica, que fique claro para toda a gente. [...] Sinto-me como um homem perseguido, como uma peça de caça, que alguém quer dar um tiro, mas não vão conseguir, não vou permitir que façam isso a mim ou aos meus. [...] Conseguira­m decapitar o Benfica, tenho a certeza que decapitara­m. Sei para onde ia projetar o Benfica - mais longe -, e isso assustou muita gente. [...] Devem ter orgulho, o Benfica nunca teve um património como tem hoje: pago. [...] Nada mudou, ninguém contribuiu para nada. Foi a estrutura profission­al que pôs o Benfica em marcha e a funcionar. Orgulho-me muito. É sinal de que fiz um bom trabalho. Luís Filipe Vieira

Ex-presidente do Benfica

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal