Jornal Madeira

PS quer rever estatuto do dirigente desportivo

O PS considera que a proposta contribui para o desenvolvi­mento das práticas desportiva­s saudáveis e a atividade física das populações.

- Por Lúcia M. Silva lucia.silva@jm-madeira.pt

O Grupo Parlamenta­r do PS deu entrada na Assembleia Legislativ­a da Madeira de um projeto de resolução para atualizar o papel de dirigente desportivo e conferir maior proteção ao cargo.

A proposta, de acordo com o partido, “pretende salvaguard­ar o interesse público da profissão, promovendo a atrativida­de e a participaç­ão ativa de novos quadros para que melhor possam dinamizar e inovar a prática desportiva nas suas comunidade­s”.

A revisão proposta, explanada num novo Estatuto, deverá ser capaz de “criar um modelo de proteção da atividade do dirigismo desportivo mais justa e atrativa”, assente em “medidas compensató­rias adequadas ao contexto e às obrigações dos novos tempos”.

Segundo o partido, o diploma em vigor conta com quase 20 anos, “estando desajustad­o da realidade atual e dos desafios que se apresentam na promoção do desporto e dos impactos da vida ativa no bem-estar dos cidadãos”.

No entendimen­to do líder parlamenta­r do PS, Rui Caetano, o atual estatuto é “obsoleto” e "não satisfaz as expectativ­as e necessidad­es das coletivida­des desportiva­s nem dos seus dirigentes”.

A proposta do PS visa, assim, a “criação de um grupo de trabalho para a revisão do estatuto do dirigente desportivo que, pela antiguidad­e e obsolescên­cia do atual diploma, está demasiado limitado na proteção e valorizaçã­o dos dirigentes, criando dificuldad­es no seu trabalho e não sendo capaz de apoiar as respostas necessária­s aos desafios da atividade desportiva dos novos tempos e às exigências da sociedade atual, dificultan­do, inclusive, o envolvimen­to de novos dirigentes”.

Para o proponente do projeto de resolução, “é importante tornar a atividade de dirigente desportivo mais atrativa para os jovens, para que se possam envolver de forma mais imersiva e valorizada”.

"Os dirigentes desportivo­s cumprem uma missão de interesse público, muitas vezes, com prejuízo das suas carreiras profission­ais e vida pessoal," explica Rui Caetano que diz ser necessário “equilibrar a importânci­a para a comunidade com a valorizaçã­o do cargo que é, na maior parte das vezes, desenvolvi­do em regime de part-time”.

Para esta proposta de revisão, o PS propõe, assim, a criação de um grupo de trabalho multidisci­plinar composto pelos diferentes grupos parlamenta­res; pela UMA, pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto, pela Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira e pela Direção Regional de Desporto, da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.

"Os dirigentes desportivo­s cumprem uma missão de interesse público, muitas vezes, com prejuízo das suas carreiras profission­ais e vida pessoal," explica Rui Caetano

 ?? ?? Rui Caetano diz que o atual estatuto "não satisfaz as expectativ­as e necessidad­es das coletivida­des desportiva­s”.
Rui Caetano diz que o atual estatuto "não satisfaz as expectativ­as e necessidad­es das coletivida­des desportiva­s”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal