Jornal Madeira

Números controlado­s com vivência quase à moda antiga

A pandemia ainda não acabou, mas os números são cada vez mais animadores. Ainda para mais numa altura em que a Madeira ‘abriu-se’ ao mundo lembrando os tempos pré-pandemia.

- Por Carla Sousa carlasousa@jm-madeira.pt

Apesar de estarmos a viver quase à moda antiga, quando ainda nem sonhávamos com a pandemia da covid-19, a verdade é que o vírus ainda ataca, mas mesmo com toda a abertura que hoje em dia existe na Região, com a atividade a funcionar a 100% e praticamen­te sem restrições (apesar das máscaras em espaços fechados, da apresentaç­ão de testes rápidos ou da declaração de vacinação em algumas circunstân­cias), os valores diários revelam uma diminuição do número de novos casos.

Outubro iniciou-se com 125 casos ativos e ontem a Região contabiliz­ava 77. Das 182 novas infeções reportadas desde o dia 1 deste mês até ao dia 20, 41 foram importadas, sendo as restantes de transmissã­o local. No entanto, o número de recuperado­s, neste período, foi superior ao de novos casos: 230.

O balanço destes primeiros dias de outubro tem sido positivo, apesar dos 17 novos casos reportados nas últimas 24 horas, o valor mais alto do mês.

Comparando igual período com os últimos seis meses deste ano, e tendo em conta as restrições que se mantinham à data na Região Autónoma da Madeira, verificamo­s que junho registou os melhores indícios, quer no que concerne às novas infeções, como também no que diz respeito aos internamen­tos. Este mês em questão registava, no dia 1, 171 casos ativos e findou com apenas 76.

No entanto, o verão fez aumentar os números da pandemia na Região, tendo o mês de julho chegado ao fim com 242 casos ativos. Valores que permanecer­am durante agosto e parte do mês de setembro.

O regresso às aulas fez-se com toda a ‘normalidad­e possível’ e setembro chegou ao fim com 126 casos ativos. Nota positiva para o facto de durante este mês não se ter registado qualquer óbito na Região associado à covid-19.

No mês de setembro não se registaram na Região quaisquer vítimas mortais associadas à covid-19.

Na Região Autónoma da Madeira, foram administra­das, até ao passado dia 17 de outubro, 387.037 vacinas contra a covid-19, desde o dia 31 de dezembro de 2020. Do número total de vacinas administra­das, 207.510 correspond­em à primeira dose e 204.824 à vacinação completa.

 ?? ??
 ?? ?? Estão internados no hospital sete doentes covid.
Estão internados no hospital sete doentes covid.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal