Jornal Madeira

Recuperado­s que precisem podem solicitar

- Por Carla Ribeiro carla.ribeiro@jm-madeira.pt

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil afirma que as pessoas que já tiveram covid-19, tomaram uma dose de vacina (que é o esquema vacinal para essas pessoas em Portugal) e necessitam de viajar para países que estão a exigir a vacinação completa, como são os exemplos do Reino Unido e do Canadá, podem tomar a segunda dose desde que se dirijam ao centro de vacinação e comprovem que se encontram nessa situação.

Há países que, conforme o JM noticiou na última terça-feira, não aceitam o certificad­o de vacinação passado por Portugal aos que já tiveram covid-19 e que tomaram dose única contra a covid-19. A Direção-geral de Saúde estabelece que as pessoas que estiveram infetadas com covid-19 e já estão recuperada­s há pelos três meses devem ser inoculadas apenas com uma dose. Mas há países que estão ‘a torcer o nariz’ a esta decisão e pedem vacinação completa. A adaptação do esquema vacinal está a ser feita ao nível nacional, conforme foi notícia durante esta semana e também ao nível regional, conforme assegurou Pedro Ramos ao JM. “Basta que as pessoas deem conhecimen­to da sua situação nos centros de vacinação. A Região não está a colocar qualquer entrave, referiu, admitindo ter conhecimen­to de casos de pessoas que, na verdade, estão a enfrentar esta dificuldad­e. Não se sabe, contudo, quantos já tiveram de pedir uma segunda dose para terem de viajar para aqueles países que, mesmo aos que já tiveram covid-19, pedem vacinação completa.

Entretanto, a terceira dose prossegue a bom ritmo, conforme sublinhou, sendo que até ontem já tomaram esta dose extra 1.240 pessoas. Recorde-se que esta dose só é inoculada a pessoas com mais de 60 anos ou de menos idade mas com problemas de saúde, como os imunodepri­midos e transplant­ados.

 ?? ?? Quem teve covid e levou dose única, deve solicitar a outra dose.
Quem teve covid e levou dose única, deve solicitar a outra dose.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal