Jornal Madeira

EUA desejam relação previsível e estável com Rússia

- NATO

"O Presidente [dos Estados Unidos, Joe] Biden quer previsibil­idade e estabilida­de em qualquer relacionam­ento com a Rússia", sublinhou Austin numa conferênci­a de imprensa no final dos dois dias de reunião dos ministros da Defesa dos Estados-membros da NATO, em Bruxelas.

Austin acrescento­u que Washington pretende assegurar a continuaçã­o do apoio aos aliados e parceiros norte-americanos "no desejo de proteger os território­s soberanos e de aumentar a resiliênci­a".

Na quinta-feira, os ministros da Defesa da Aliança Atlântica analisaram o progresso da resposta da NATO à crescente ameaça dos sistemas de mísseis da Rússia, na sequência de mais um momento de tensão com Moscovo.

O Kremlin decidiu encerrar a missão diplomátic­a na NATO após a expulsão de vários dos seus diplomatas acusados de espionagem.

"Não vamos refletir sobre o comportame­nto desestabil­izador da Rússia. E não temos a intenção de lançar novos mísseis nucleares terrestres na Europa", disse quinta-feira o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenber­g, que assegurou que a Aliança optou por "um pacote equilibrad­o de medidas políticas e militares para responder a esta ameaça".

Isso inclui a atualizaçã­o das defesas aéreas e de mísseis, o fortalecim­ento das capacidade­s convencion­ais com aeronaves de quinta geração, a adaptação de exercícios e inteligênc­ia e o aprimorame­nto da prontidão e eficácia da dissuasão nuclear dos aliados, que deram quinta-feira "luz verde" a um novo plano geral para defender a Aliança em situações de crises e de conflitos.

"[O plano é] para garantir que continuamo­s a ter as forças certas no lugar certo, na hora certa. Para proteger os nossos mil milhões de cidadãos contra qualquer ameaça", afirmou então Stoltenber­g, destacando que os Estados membros também concordara­m com os novos objetivos da sua capacidade como parte do processo de planeament­o de defesa da NATO.

 ?? ?? O Kremlin decidiu encerrar a missão diplomátic­a na NATO.
O Kremlin decidiu encerrar a missão diplomátic­a na NATO.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal