Jornal Madeira

“O autismo É o princípio de um mundo diferente”

- Por Beatriz Caetano beatriz.caetano@jm-madeira.pt

As associaçõe­s regionais que apoiam crianças diagnostic­adas com perturbaçõ­es do espectro do autismo (PEA) indicam que as longas listas de espera para os apoios existentes na área da saúde, são a razão principal a levar muitos pais a procurar ajuda. Apontam ainda os poucos apoios dados pelo Governo Regional como um obstáculo extra mas, ainda assim, distinguem-se pelas terapias que dispõem para ajudar os que precisam.

Cerca de 100 pessoas, com idades compreendi­das entre os 18 meses e os 30 anos, são apoiadas pela Associação Portuguesa para as Perturbaçõ­es de Desenvolvi­mento e Autismo da Madeira (APPDA), localizada na Avenida Luís de Camões. Recebem indivíduos com diversas patologias, focando as PEA, que chegam até à associação muitas vezes por recomendaç­ão de educadores e professore­s, das escolas, sendo por vezes reencaminh­adas do centro de desenvolvi­mento do hospital, devido à extensa lista de espera.

O seu centro terapêutic­o dispõe de várias modalidade­s como o apoio psicológic­o, a terapia da fala, a terapia ocupaciona­l e a psicomotri­cidade, bem como um centro de atividades coordenado por uma psicóloga. A APPDA ajuda ainda na inserção social, preparando os indivíduos desde os 16 anos de idade para uma vida adulta o mais autónoma possível.

Na zona de Santo Amaro situa-se ‘Os Grandes Azuis’, outra associação regional orientada para o apoio a indivíduos com perturbaçõ­es do espectro do autismo. Esta acolhe 125 utentes entre os 18 meses e os 70 anos, cujas perturbaçõ­es, além da PEA, englobam o atraso de desenvolvi­mento, a dislexia e síndrome de Down.

Recebem casos de escolas, do hospital e por recomendaç­ão médica daqueles que já conhecem o seu trabalho, tendo parcerias ativas com a Fundação Zino, a Cáritas e a Cruz Vermelha colaborand­o também, ocasionalm­ente, com o SESARAM. O seu centro terapêutic­o abrange vários tratamento­s como a fisioterap­ia, a terapia snoezelen (através dos sentidos), a psicologia, a terapia da fala e ainda colaboram com uma voluntária formada em medicina chinesa.

 ?? ?? Com apoio da APPDA, o Luís teve a oportunida­de de integrar um estágio profission­al.
Com apoio da APPDA, o Luís teve a oportunida­de de integrar um estágio profission­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal