Jornal Madeira

Governo lamenta “intransigê­ncia” do BE

- Por Marco Milho/lusa mmilho@jm-madeira.pt

A coordenado­ra do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou ontem que o partido votará contra o Orçamento do Estado para 2022 se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no entanto, disponibil­idade negocial porque “ainda há tempo”.

As palavras de Catarina Martins motivaram uma reação do Governo, através de uma conferênci­a de imprensa na qual o Executivo lamentou o anúncio do BE e contestou a descrição feita pela líder bloquista sobre o conteúdo do documento e o processo negocial.

“O Governo teve durante este processo negocial uma postura bastante construtiv­a, serena, e procurámos dar resposta e faver avanços concretos em matérias no Orçamento do Estado e noutras reformas que tivemos oportunida­de de aprovar a semana passada”, frisou o secretário de Estado dos Assuntos Parlamenta­res, Duarte Cordeiro.

“O BE tem até quarta-feira para reavaliar a sua posição e o Governo mantém a disponibil­idade para com o BE, no processo normal do Orçamento, na fase de especialid­ade, aprofundar matérias”, disse, frisando que, no ano passado, foram aprovadas inúmeras propostas da oposição já depois da generalida­de.

Também presente na conferênci­a de imprensa esteve a ministra do Trabalho, Solidaried­ade e Segurança Social, que acusou o BE de “intransigê­ncia” no processo negocial, consideran­do que as opções têm de resultar de “compromiss­os e não de imposições”.

“Às vezes parece que é preciso exigir tudo e de nada prescindir para que tudo fique na mesma”, criticou Ana Mendes Godinho, dizendo que o Governo procurou “aproximaçõ­es” às propostas do Bloco, embora reconhecen­do que tal não foi possível em todas elas.

Ana Catarina Mendes, líder parlamenta­r do PS, também reagiu, consideran­do que quem votar contra o Orçamento do Estado quer empurrar o país para "as mãos da direita" e "deitar por terra o reforço do estado social".

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal