Jornal Madeira

Equipa já se tinha queixado de falta de segurança

-

Sete pessoas que trabalhava­m num filme protagoniz­ado por Alec Baldwin, que matou acidentalm­ente uma pessoa durante a rodagem, demitiram-se antes deste incidente invocando, entre outras, questões de segurança, noticiou a agência de notícias Associated Press.

Também os jornais norte-americanos Los Angeles Times e The New York Times noticiaram, citando membros da equipa do filme não identifica­dos, que dias antes do incidente fatal, Baldwin já tinha feito dois disparos com balas reais, acidentalm­ente, por ter usado uma arma que lhe tinham dito que não estava carregada com munições.

Protestos e conflitos

Havia protestos e conflitos no seio da equipa do filme "Rust", um 'western' protagoniz­ado e coproduzid­o pelo ator Alec Baldwin, quase desde o início das filmagens, no começo deste mês, em Santa Fé, no Novo México, EUA, revelou a AP no passado sábado, citando uma das sete pessoas que se demitiu.

A última pessoa a demitir-se, segundo o relato da agência de notícias, foi um operador de câmara, em protesto contra as condições de trabalho, incluindo as de segurança, horas antes de Alec Baldwin ter matado, na quinta-feira passada, a diretora de fotografia do filme, Halyna Hutchins, e de ter ferido o realizador, Joel Souza, por ter disparado uma arma carregada com balas reais, ao contrário da indicação que lhe tinham dado, segundo os relatos conhecidos até agora.

As fontes citadas pela AP revelaram que os protestos na equipa que trabalha no filme iam desde condições de alojamento até aos procedimen­tos de segurança.

Armas reais usadas por vezes

Segundo a agência de notícias, são usadas por vezes armas reais nos filmes, que podem estar carregas com balas ou cartuchos de pólvora com o objetivo de produzirem um efeito mais real, existindo protocolos de segurança para a sua utilização.

Uma das pessoas que se demitiu e que falou com a AP afirmou que nunca recebeu ou assistiu à transmissã­o de orientaçõe­s sobre a utilização das armas nas filmagens, como normalment­e acontece.

Na quinta-feira, segundo os registos da investigaç­ão a que a AP teve acesso, no momento em que equipa de filmagem se preparava para ensaiar uma cena, o assistente de realização Dave Halls foi buscar uma arma de adereço que entregou a Alec Baldwin gritando a expressão ‘cold gun’, o que significa que era seguro usar a arma, por não estar carregada com munições verdadeira­s. Quando Baldwin premiu o gatilho atingiu fatalmente a diretora de fotografia e feriu o realizador.

A agência de notícias AFP escreveu ontem que a investigaç­ão está centrada no papel de Hannah Gutierrez, a quem coube preparar as armas para serem usadas no filme, e em Dave Halls.

Não foi feita qualquer detenção ou acusação, disse um porta-voz policial citado pela AFP.

 ?? ?? Nuno Markl usou as redes sociais para assinalar, no sábado, o aniversári­o da namorada Teresa. “Rabisco que encontra aguarela parece que fica com outra cor. (...) Parabéns, aguarela”.
Ruth Marlene foi parar no passado sábado às urgências, mas não terá sido nada de grave. “Foi só um susto. Demorou muitas horas, mas está tudo bem”, assegurou.
Nuno Markl usou as redes sociais para assinalar, no sábado, o aniversári­o da namorada Teresa. “Rabisco que encontra aguarela parece que fica com outra cor. (...) Parabéns, aguarela”. Ruth Marlene foi parar no passado sábado às urgências, mas não terá sido nada de grave. “Foi só um susto. Demorou muitas horas, mas está tudo bem”, assegurou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal