Jornal Madeira

Cinco milhões de euros para Orçamento Participat­ivo

Em 2019, foram apresentad­as 167 antepropos­tas, 81 seguiram para votação e 25 foram escolhidas. Destas, 23 estão atualmente concluídas ou em fase de conclusão.

- Por Lúcia M. Silva lucia.silva@jm-madeira.pt

A dotação para o Orçamento Participat­ivo 2021/2022 duplicou face ao último, de 2019. Desta vez, são cinco milhões de euros a verba destinada a projetos apresentad­os pelos cidadãos.

A grande adesão registada e a qualidade dos projetos apresentad­os levaram o Governo Regional a fazer esse reforço.

Há dois anos (em 2020 não foi realizado por causa da pandemia), foram apresentad­as 167 antepropos­tas, 81 seguiram para votação e 25 foram escolhidas. Destas, 23 estão atualmente concluídas ou em fase de conclusão.

Estes dados foram apresentad­os ontem pelo secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, na sessão pública de apresentaç­ão do Orçamento Participat­ivo da Região para este próximo ano e do balanço da primeira edição, realizada em 2019.

Na ocasião, o responsáve­l recordou ainda que a primeira edição abrangeu os 11 concelhos e represento­u 22 encontros entre os técnicos do Governo Regional e mais de 700 participan­tes.

Feito o balanço e depois de assistir à apresentaç­ão dos resultados, Miguel Albuquerqu­e congratulo­u-se pelos números avançados pelo secretário regional das Finanças e pelo sucesso que a primeira edição do Orçamento Participat­ivo acabou por ter, destacando como bons exemplos a construção do patinódrom­o nos Prazeres, bem como a já concluída residência artística em Câmara de Lobos.

“Tivemos a sorte de, em todo este processo, termos sido alvo de excelentes decisões”, afirmou, acrescenta­ndo estar certo de que vão continuar a existir decisões de democracia participat­iva que são úteis e importante­s para o futuro da nossa terra”.

Salientand­o que o reforço financeiro que este segundo Orçamento Participat­ivo levou (5 milhões de euros) é equivalent­e, em montante, ao do Estado e é “muito maior” do que o dos Açores.

Quem pode participar?

Podem participar no Orçamento Participat­ivo todos os cidadãos, nacionais ou estrangeir­os, a residir na Região, com idade igual ou superior a 18 anos. As antepropos­tas da área temática da Juventude deverão ser apresentad­as por jovens, nacionais ou estrangeir­os, com idade compreendi­da entre os 14 e os 30 anos, inclusive, a residir na Região.

As propostas podem ser apresentad­as até 31 de dezembro deste ano, através do site opram.madeira.gov.pt, da aplicação móvel do OPRAM disponível para IOS e Android ou através de entrega do formulário próprio nos encontros participat­ivos que vão decorrer em cada um dos 11 concelhos da Região.

Em abril realiza-se a apresentaç­ão pública das propostas vencedoras, conversão em projetos e consequent­e inscrição no Orçamento Regional.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal