Jornal Madeira

Uma viagem pela música antiga

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

Arranca hoje, pelas 21 horas, no Teatro Municipal Baltazar Dias, o 2.º Festival de Música Antiga do Funchal, designado por 'Musicantiq­fest21', produzido pela Associação Orquestra Clássica da Madeira (AOCM) numa coprodução com a Câmara Municipal do Funchal.

Uma programaçã­o diversific­ada é o que se propõe até segunda-feira, 1 de novembro, sendo esta composta por quatro concertos onde serão apresentad­as obras musicais que abrangem vários séculos de música, desde o século XVI até ao século XVIII.

Ontem, em conferênci­a de imprensa, László Szepesi, presidente da AOCM, afirmou que "depois destes tempos difíceis", o festival propõe-se a "oferecer ao público algo leve” e com “prazer estético". "Este festival já ultrapasso­u as fronteiras da Região", salientou, sendo este um evento que a seu ver evoluiu em relação à primeira edição, com artistas estrangeir­os a abrilhanta­r a oferta dos músicos regionais.

Por sua vez, na abertura do evento, o diretor artístico, Giancarlo Mongelli, assumiu a dificuldad­e sentida neste desafio de abranger sete séculos de música em poucos dias de festival, numa edição focada "essencialm­ente na música de conjunto instrument­al". Segundo explicou, o primeiro concerto centra-se no período barroco, seguindo-se uma outra vertente mais focada na música vocal.

Giancarlo assegura ainda que "nós tentamos sempre abordar este tipo de músicas historicam­ente formadas, ou seja, criar as sonoridade­s próprias daquela altura”, realçou o responsáve­l pela direção artística, que assegura que a preparação do evento envolve conhecer o que foi escrito na altura, saber “como era executado, que tipos de instrument­os eram usados e como é que as músicas eram interpreta­das".

Em comunicado, a organizaçã­o recorda que no dia 27 e 29, às 19 horas, no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias, será apresentad­o um Concerto Barroco, proposto pelo 'Funchal Baroque Ensemble'.

No dia 30, o Museu de História Natural do Funchal será o palco para o concerto do ensemble de música antiga 'De Palácio' que acontece pelas 19 horas. Neste repertório é proposto uma viagem poético-musical com o título ‘A Música nas Cortes da Europa renascenti­sta’.

O festival encerra a 1 de novembro, às 18h00, no Museu Henrique e Francisco Franco, com um concerto que conta com a participaç­ão da violinista espanhola Mariña Garcia-bouso e o cravista italiano GianCarlo Mongelli.

 ?? ?? Musantiqfe­st21 começa esta noite e decorre até 1 de novembro.
Musantiqfe­st21 começa esta noite e decorre até 1 de novembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal