Jornal Madeira

DJOKOVIC VENCE 10.º TÍTULO NA AUSTRÁLIA

Djokovic superou o grego Stefanos Tsitsipas na final do Open da Austrália.

- NOME

Era um dia de importânci­a maior para os dois finalistas do ‘Happy Slam’. Ambos procuravam subir à liderança do ranking ATP, mas, enquanto o helénico, número do quatro do mundo, lutava pelo primeiro título da carreira no Grand Slam, o tenista de Belgrado, quinto do mundo, jogava por dilatar o recorde de vitórias nos Antípodas e igualar o registo do esquerdino de Manacor. No final, levou a melhor o histórico Djokovic, por 6-3, 7-6 (7-4) e 7-6 (75), em duas horas e 56 minutos.

Sem perder em Melbourne Park desde 2019, o antigo número um mundial entrou muito intenso e agressivo no encontro e, face a um adversário que demorou algum tempo a entrar em jogo e a encontrar o seu melhor nível, bastou um ‘break’ no quarto jogo para assumir o comando e fechar favoravelm­ente o primeiro set, em apenas 36 minutos.

Na segunda partida, a tónica do desafio mudou e o duelo ficou mais equilibrad­o, com Tsitsipas a conseguir devolver em melhores condições o serviço do opositor, de 35 anos, e a elevar o número de ‘winners’ (13) em relação aos registados na partida inicial (9).

Ainda assim, o grego desperdiço­u um ‘set point’ com 5-4 no marcador e Novak Djokovic, depois de levar a decisão ao ‘tie-break’, não perdeu a oportunida­de de encerrar a contenda assim que se viu em vantagem (6-4), ao fim de uma hora e 10 minutos.

Obrigado a pressionar mais para tentar manter-se na discussão pelo troféu, Tsitsipas conseguiu quebrar o adversário, pela primeira vez no encontro, logo de entrada no terceiro set, mas o sérvio reagiu da melhor maneira, fazendo de imediato o contra ‘break’ e restabelec­endo a igualdade.

O desequilíb­rio surgiu no ‘tie break’, quando Djokovic voltou a impor o seu domínio, à imagem do sucedido ao longo de quase todo o embate, e alcançou facilmente o 5-0, antes de confirmar o triunfo ao terceiro ‘match point’ que dispôs ao cabo de duas horas e 56 minutos na Rod Laver Arena, onde disputou a 33.ª final do Grand Slam da carreira e ergueu o troféu há 15 anos, pela primeira vez, nos Antípodas.

Consumada a vitória no Open da Austrália, Novak Djokovic, vai reassumir hoje a liderança do ténis mundial, enquanto Stefanos Tsitsipas subirá ao terceiro lugar.

VENCEDORES OPEN AUSTRÁLIA

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal