Jornal Madeira

Questões da igualdade acima das ideologias

- Por Iolanda Chaves ichaves@jm-madeira.pt

Rubina Leal e Ferdinando Jardim foram empossados, ontem, no Funchal, conselheir­os municipais para a Igualdade de Género e a Não Discrimina­ção. A vice-presidente da Assembleia Legislativ­a e antiga secretário regional da Inclusão e Assuntos Sociais assumiu o lugar na qualidade de figura externa e o diretor do Departamen­to de Educação e Valorizaçã­o Social da autarquia como elemento interno.

Na cerimónia realizada no salão nobre da Câmara Municipal, Pedro Calado apresentou Guida Vieira como conselheir­a honorária, justifican­do a escolha com “o percurso e dedicação à causa” da antiga conselheir­a municipal. A posse não aconteceu ainda, pois carece de aprovação do novo regulament­o, pelo facto de se tratar de uma nova figura. O mesmo acontece com outros elementos externos, nomeadamen­te do Governo Regional, que passarão a integrar o órgão.

Sobre a composição do novo Conselho Municipal, o presidente da autarquia disse que reúne entidades representa­tivas de toda a sociedade madeirense, no pressupost­o de ser o mais abrangente possível e acima de todas as ideologias e cores partidária­s, “com a participaç­ão de toda a sociedade”. “Queremos afirmação inclusiva. Com todos e para todos”, frisou.

Admitindo que já foi dado um “salto qualitativ­o”, o autarca reconhece, contudo, que “há ainda um longo caminho a percorrer”. Falta, segundo Calado, “um trabalho de aproximaçã­o, de mentalizaç­ão e de formação nas escolas, um trabalho de preparação para uma cidadania diferente”, que o edil assume querer realizar.

O órgão consultivo é presidido pela vereadora com o pelouro das Áreas Sociais, Helena Leal, e é, neste mandato, alargado a mais participan­tes, agregando também, além dos partidos representa­dos na Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia, diversas instituiçõ­es e associaçõe­s, representa­ntes de três Secretaria­s Regionais que trabalham e se dedicam a esta matéria dos direitos e igualdade.

Helena Leal apresentou o Plano Municipal para a Igualdade de Género e a Não Discrimina­ção, que será submetido à Assembleia Municipal no próximo dia 24 de fevereiro, para aprovação. Esta estratégia está alinhada com as orientaçõe­s previstas no Programa do XIII Governo da RAM e com o IV PRICA - Plano Regional para a Igualdade e Cidadania Ativa, conforme referiu a autarca.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal