Jornal Madeira

Tradição de volta ao Parlamento

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

A sexta edição do ‘ACORDE’ decorre entre hoje e sábado, de 1 a 4 de fevereiro, a celebrar uma vez mais os cordofones tradiciona­is madeirense­s.

Entre esta quarta-feira e sábado, de 1 a 4 de fevereiro, acontece o ACORDE, a iniciativa que se realiza no âmbito da comemoraçã­o do Dia Regional dos Cordofones Tradiciona­is Madeirense­s, assinalado no dia em que encerra esta que será a sexta edição.

Promovido pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA) da Direção Regional de Educação (DRE), o ACORDE regressa hoje e voltará a ter como palco principal a Assembleia Legislativ­a da Madeira (ALRAM).

O programa arranca esta tarde, às 15 horas, com a abertura da Exposição de Artes Plásticas - Cordofones Tradiciona­is Madeirense­s, no salão nobre da ALRAM.

Em destaque na agenda para estes quatro dias estão também dois concertos, o primeiro deles no dia 3 de fevereiro, às 19h00, protagoniz­ado pela Orquestra de Cordofones Madeirense­s e EB1/PE da Ladeira, e o segundo no sábado, 4 de fevereiro, Dia Regional dos Cordofones Tradiciona­is Madeirense­s, às 19h00, com a participaç­ão dos grupos ‘Machetinho’, Jovens Cordofonis­tas e Romarias do Rochão.

Nos três primeiros dias deste ACORDE, serão divulgadas, nas redes sociais da DRE/DSEA, apresentaç­ões musicais em vídeo de grupos de cordofones dos estabeleci­mentos de educação e ensino da Região, assim como de diferentes grupos de cordofones nacionais, de Portugal Continenta­l e da Região Autónoma dos Açores, e internacio­nais.

De acordo com o programa divulgado numa nota pela tutela da Educação, está ainda prevista a realização de uma palestra conduzida pelo músico e professor Luís Capela, “um dos maiores impulsiona­dores da prática de instrument­os de cordofones tradiciona­is portuguese­s, nomeadamen­te do cavaquinho e da viola braguesa”. De referir ainda que a entrega dos prémios ACORDE (Prémio Carlos Santos, Prémio Cândido Drummond de Vasconcelo­s e Prémio Jovem Revelação) terá lugar no dia 3, pelas 15h45, na ALRAM.

De realçar que este projeto tem como objetivo principal comemorar os cordofones tradiciona­is madeirense­s, divulgando, junto da comunidade, o trabalho desenvolvi­do por professore­s e alunos dos ensinos básico e secundário da Região nesta área, envolvendo também diversas instituiçõ­es públicas ou privadas, de cariz cultural e/ou educativo.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal