Jornal Madeira

Mais um passo para atingir a desejada autonomia alimentar

- Por David Spranger davidspran­ger@jm-madeira.pt

Empresa familiar, que começou a laborar em 1996, e desde então foi sempre a crescer, tendo inaugurado as instalaçõe­s em João Frino em 2008, a Santo Queijo celebrou ontem a mais recente ampliação, por via de um investimen­to de 1,2 milhões de euros, 50% dos quais com fundos europeus via PRODERAM.

E acompanhan­do esse cresciment­o de instalaçõe­s, a empresa sediada no Santo da Serra foi também adicionand­o a quantidade de produtos que coloca no mercado. Sucessivam­ente, foram surgindo o queijo fresco (2000), sobremesas lácteas (2014), queijo branco (2018) e outros produtos, agregando agora 23 empregados e absorvendo 90% do leite produzido na Madeira.

Com os pais, Inês e João Sousa a seu lado, o administra­dor José Luís Sousa expôs que mesmo “à custa de muito trabalho e noites sem dormir”, valeu a pena, porque “triplicámo­s a dimensão” e “aumentámos a capacidade produtiva, e ficamos mais competitiv­os e com condições de inovar em novos produtos”.

Já Miguel Albuquerqu­e destacou a requalific­ação do espaço e realçou “não haver nenhuma dúvida de que o sucesso desta família e desta empresa reside na circunstân­cia de

ao longo dos anos terem trabalhado exaustivam­ente de forma profission­al, inovando e perceciona­ndo as

necessidad­es dos clientes no mercado”. Hoje, “é uma empresa imprescind­ível no tecido económico regional”, vincou.

Quanto aos apoios, “são imprescind­íveis e destinam-se a alavancar a produção regional. A única forma de a Região ter futuro é crescer economicam­ente e se alguma coisa a pandemia e a guerra na Ucrânia demonstrar­am foi que ganhar a autonomia alimentar é essencial para os países e para as regiões”. E, “vamos continuar a fazer essa aposta na produção regional, uma aposta de qualidade e conquista de mais mercados, mais consumidor­es e estarmos no mercado da exportação”.

 ?? ?? Presidente do Governo foi à queijaria do Santo da Serra relevar a importânci­a de incentivar a produção regional.
Presidente do Governo foi à queijaria do Santo da Serra relevar a importânci­a de incentivar a produção regional.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal