Jornal Madeira

Rússia acusa EUA de escalar tensões se enviar mísseis

Moscovo tem acusado os Estados Unidos e os seus aliados da NATO de levarem a cabo uma guerra por procuração, através da Ucrânia, contra a Rússia.

-

Rússia acusou ontem os Estados Unidos de estarem a provocar uma escalada das tensões se fornecerem mísseis de longo alcance à Ucrânia, mas desvaloriz­ou o efeito dissuasor desse tipo de armamento na guerra.

“Isto significar­ia esforços adicionais para nós, mas não irá alterar o curso dos acontecime­ntos, a operação militar especial irá continuar”, disse o porta-voz do Kremlin (Presidênci­a), Dmitri Peskov, citado pela agência francesa AFP.

A Ucrânia tem vindo a solicitar tanques pesados, mísseis com um alcance superior a 100 quilómetro­s e aviões para realizar contraofen­sivas que lhe permitam recuperar o território ocupado pela Rússia.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, disse, na terça-feira, que vai discutir as necessidad­es de armamento da Ucrânia com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Os mísseis de alta precisão com um alcance de 150 quilómetro­s destinam-se a destruir as linhas de abastecime­nto e os depósitos de munições russos, segundo Kiev.

Na conferênci­a de imprensa virtual diária, Peskov disse que o fornecimen­to deste tipo de mísseis levaria a “uma escalada de tensões, a um aumento do nível de escalada”.

Peskov denunciou que “toda a infraestru­tura militar da NATO está a trabalhar contra a Rússia”, incluindo os aviões e satélites de reconhecim­ento da Aliança Atlântica.

“Trabalham 24 horas por dia, no interesse da Ucrânia. É claro que tudo isto cria condições muito especiais para nós, condições hostis, que não podemos ignorar”, disse Peskov, segundo a agência espanhola EFE.

Moscovo tem acusado os Estados Unidos e os seus aliados da NATO de levarem a cabo uma guerra por procuração, através da Ucrânia, contra a Rússia.

O conselheir­o presidenci­al ucraniano, Mikhailo Podoliak, disse ontem que Kiev está a negociar o fornecimen­to de mísseis de longo alcance com as potências ocidentais.

 ?? ?? A Ucrânia reclama a devolução dos território­s anexados, incluindo a Crimeia.
A Ucrânia reclama a devolução dos território­s anexados, incluindo a Crimeia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal