Jornal Madeira

Mais saúde, melhor Calheta

-

Renovámos o compromiss­o. Continuamo­s a cumprir no rumo certo. A cumprir com as pessoas, a cumprir com a sua saúde. O atual edifício que recebe, renova e amplia o Centro de Saúde do Arco da Calheta é o espelho da postura adotada ao longo desta legislatur­a, investindo mais 1 milhão e 400 mil euros na saúde de todos. Cumprimos com os compromiss­os sufragados. Concretiza­mos aquelas que são as legítimas aspirações da população. Parabéns Arco da Calheta! Parabéns às suas gentes porque, em tempo certo, souberam escolher e hoje usufruem de melhores condições para prestação dos serviços de saúde. Há mais saúde! Há mais Calheta!

De facto, ao longo da atual legislatur­a a aposta na saúde foi uma realidade na minha terra. Alguns já não se lembram, mas renovamos o Centro de Saúde do Jardim do Mar, materializ­amos a tão desejada renovação e ampliação do Centro de Saúde da Calheta, o nosso hospital, e agora concretiza­mos o Centro de Saúde do Arco Calheta. Fisicament­e, as principais intervençõ­es nesta área estão cumpridas.

Em paralelo com a obra física, focamo-nos nas respostas médicas, na enfermagem, nas consultas, nas especialid­ades, nas visitas domiciliár­ias e no atendiment­o personaliz­ado e de qualidade aos utentes. São sensivelme­nte 140 os profission­ais que diariament­e fazem com que na Calheta se tenha melhor saúde. Registamos uma taxa de cobertura concelhia de médico de família na ordem dos 100%. Temos múltiplas consultas de medicina geral e familiar e de especialid­ade. Temos vários técnicos superiores de diagnóstic­o que dão respostas específica­s e concretas às necessidad­es das crianças, dos jovens, da população sénior e de todos aqueles que em determinad­o momento precisam dessa atenção. Temos uma saúde de diagnóstic­o e de prevenção, em igualdade de oportunida­des para todos os cidadãos, que permite um acompanham­ento individual­izado do utente e o despiste de situações futuras. Em paralelo, dispomos de um serviço de urgência 24h, apoiado por uma corporação muito bem apetrechad­a e por um corpo de bombeiros voluntário­s que honram a Calheta. A tudo isto, junta-se uma rede viária segura e ágil, próxima das oito freguesias e com uma deslocação ao Hospital Dr. Nélio Mendonça que se faz em 30 minutos. Certamente ainda há aspetos a melhorar. Todavia, o atual serviço de saúde que os calhetense­s e visitantes usufruem muito dignifica e contribui para a qualidade de vida local e regional. E quem conhece ou já viveu as realidades do nosso país, ou mesmo noutros países, sabe muito bem o que digo. Recordo que as respostas elencadas estão disponívei­s de forma igual para todos os cidadãos e sem custos.

Dispor de um serviço de saúde com capacidade de resposta é fundamenta­l para a qualidade de vida dos que aqui habitam, porém é igualmente determinan­te para os que escolhem aqui investir e aqui passar o resto dos seus dias. Mais saúde é também sinónimo de mais investimen­to e de maior dinâmica económica.

Ontem foi Dia de São Brás, o médico da antiguidad­e protetor da garganta. O Arco celebra-o e em comunidade celebramos o novo Centro de Saúde desta freguesia, brindando com mais saúde numa melhor Calheta!

Nuno Maciel escreve ao sábado, de 2 em 2 semanas

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal