Jornal Madeira

GR aguarda luz verde para apoiar empresas

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

O Governo Regional está a aguardar luz verde de Bruxelas para apoiar as empresas que são grandes consumidor­es energético­s e que tiveram, na sequência da decisão da Entidade Reguladora dos Serviços Energético­s, um aumento de cerca de 35 por cento no preço da energia. A garantia foi deixada ontem por Miguel Albuquerqu­e numa visita que efetuou, acompanhad­o do secretário regional da Economia, à INOXLOBOS, empresa de estruturas metálicas criada em 2010, em Câmara de Lobos, com apenas dois funcionári­os e que tem agora 13, funcionand­o numas amplas instalaçõe­s na freguesia da Camacha.

O presidente do Governo Regional explicou aos jornalista­s que aquela empresa, à semelhança de outras cerca de mil, são grandes consumidor­es energético­s e, como tal, deverá receber apoio, com o Executivo a suportar, totalmente, esse aumento que inequivoca­mente se refletiria nos preços finais ao consumidor.

Sobre o anunciado aumento das taxas de juro, Miguel Albuquerqu­e disse que já era esperado e que face a esta expectável subida, a Região criou o Programa Reequilibr­ar, precisamen­te para apoiar as famílias que estão a ter dificuldad­es em pagar prestações de valor insuportáv­el na taxa de esforço. Ainda sobre o aumento da taxa de juro, considerou que a intenção do Banco Central Europeu visa fazer diminuir a inflação. Mas o presidente do Governo acredita que, no segundo semestre deste ano, a inflação vá começar a baixar”.

Da parte da empresa INOXLOBOS, Construçõe­s Metálicas, Sérgio Jesus lamentou a dificuldad­e em encontrar mão de obra, referindo que o trabalho existe. Apelou aos jovens para procurarem esta atividade que, no seu entender, “até é bem paga”. Mais quatro profission­ais seriam aceites na empresa, caso houvesse esse interesse por parte de quem procura trabalho.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal