Jornal Madeira

Barragens vão pagar IMI

-

O secretário de Estados dos Assuntos Fiscais vai emitir um despacho a obrigar a Autoridade Tributária a cobrar IMI sobre as barragens, e de forma retroativa aos últimos quatro anos. A notícia é do Correio da Manhã e foi também dada a conhecer pelo Expresso. Uma notícia que vem pouco tempo depois de o Tribunal Administra­tivo do Funchal ter determinad­o que o Aeroporto da Madeira deve pagar IMI, tal como o JM avançou em tempo oportuno.

Esta representa uma vitória dos autarcas do Alto Douro que, desde a venda de seis barragens pela EDP a um consórcio liderado pela Engie, vêm pressionad­o a diretora-geral da Autoridade Tributária para mudar a sua posição e já ameaçam recorrer para os tribunais para contestar o seu silêncio, conforme diz o Expresso.

As interpreta­ções sobre a cobrança de impostos são da responsabi­lidade da AT, não do Governo, mas, segundo o jornal, a decisão de Nuno Félix baseia-se num parecer do conselho consultivo da Procurador­ia Geral da República, de 2006, que defende que as barragens são do domínio privado da entidade que as explora. E, segundo este parecer, deviam pagar imposto. A autoridade Tributária tinha deixado de exigir imposto em 2016. O novo secretário de Estado força o fisco a mudar novamente de posição.

Este é mais um polémico assunto que vem juntar-se ao do Aeroporto da Madeira. Recorde-se que, no fim de janeiro, ficou-se a saber que o

Tribunal decidiu que o Aeroporto Internacio­nal deve pagar IMI em Santa Cruz.o Tribunal Administra­tivo e Fiscal da Madeira condenou o Governo da Madeira a inscrever o Aeroporto Internacio­nal na matriz dos imóveis do concelho de Santa Cruz, situação que obriga a concession­ária Vinci a pagar IMI. Filipe Sousa manifestou o seu regozijo enquanto que Miguel Albuquerqu­e referiu que a decisão do Tribunal Administra­tivo do Funchal viria abrir um precedente complicado.

A ministra da Coesão Territoria­l, Ana Abrunhosa, disse não existir da parte do Governo “nenhuma objeção a que as barragens paguem IMI” e que essa receita poderá ser “importante” para futuros investimen­tos públicos infraestru­turantes.

 ?? ?? Este é mais um polémico assunto que vem juntar-se ao do Aeroporto da Madeira.
Este é mais um polémico assunto que vem juntar-se ao do Aeroporto da Madeira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal