Jornal Madeira

Política de longevidad­e coloca Região no mapa

-

Foi assinado, ontem, um protocolo de colaboraçã­o entre a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil e a Novartis Portugal, pioneira na longevidad­e e inovação cardiovasc­ular.

A assinalar o Dia Nacional do Doente Coronário, Simon Gineste começou por referir que em causa está a promoção da prevenção das doenças cérebro-cardiovasc­ulares, nomeadamen­te na redução do seu impacto e deteção precoce.

“É com entusiasmo e emoção que reconheço o posicionam­ento da Região como pioneira na área da saúde. Esta é uma das primeiras regiões do mundo a ter uma política de longevidad­e”, afirmou, sublinhand­o uma “estratégia clara” neste protocolo que representa o início de uma jornada e cujo objetivo é estender a Portugal inteiro e ao resto do mundo.

Por seu turno, Pedro Ramos, secretário regional, no decurso da sua intervençã­o, relembrou que as doenças cardiovasc­ulares representa­m 30% das causas de mortalidad­e em Portugal e que, destas, 85% estão relacionad­as com enfartes do miocárdio e AVC.

Na Região, o SESARAM dispõe de 116 operaciona­is no serviço de cardiologi­a, que prestam cuidados a cerca de 3.300 doentes, dos quais 6 dezenas com insuficiên­cia cardíaca.

Ainda neste âmbito, ao nível regional, são realizadas cerca de 6 mil consultas por ano, a par de 5 mil cirurgias, facto que, de acordo com o governante, justifica a importânci­a deste documento, nomeadamen­te no posicionam­ento da Região.

Em causa está, igualmente, a relevância da transforma­ção digital e o seu impacto na área, com a possibilid­ade de os profission­ais interagire­m com efetivos de todos os cantos do mundo, recorrer a assistênci­a remota e realizar ligações de vídeo em alta-definição.

“A nossa pequena dimensão não é um problema, mas uma vantagem”, rematou, relembrand­o, contudo, que a Região “ainda tem caminhos para desenvolve­r”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal