Jornal Madeira

Vinhos novos e exclusivos marcam encontro na Madeira

Há produtores que vão aproveitar as provas de vinhos aos profission­ais do setor para lançar novos produtos.

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

O ‘Encontro P&Q Vinhos e Espirituos­os’ será uma oportunida­de para alguns dos produtores apresentar­em novos vinhos no mercado, sem deixar de fora da bagagem os respetivos portfólios. Depois de entrarem no mercado regional, no ano passado, através da empresa ‘Páginas e Quadrícula­s’, os Vinhos Lúcia & Américo Ferraz apresentam duas novas parcelas de vinhos no evento que decorre nos dias 17 e 18, no Nini Design Center.

Será a estreia de ‘Villamayor’, de vinhas novas, com 15 anos, e de ‘Seara’, uma parcela envelhecid­a, com plantas com mais de 80 anos. Estas ‘Reserva 2022’ chegaram ontem ao mercado nacional e “são vinhos brancos que se vão encaixar muito bem na Madeira, pelas condições climáticas que tem”, entende Nuno Gomes, gestor comercial da empresa situada na Beira Interior e que se prepara para lançar, em março, o seu primeiro espumante.

O empresário salientou que os dois vinhos seriam lançados no mercado no dia de ontem, mas será na Madeira a primeira apresentaç­ão pública num encontro vinícola.

Também a Quinta Dona Matilde, da região do Douro, estará presen

te no ‘Encontro P&Q Vinhos e Espirituos­os’, e será uma estreia. José Bonzinho, responsáve­l de vendas no mercado nacional, explicou ao JM, ‘media partner’ do evento, que os vinhos DOC Douro desta quinta,

quer sejam brancos, tintos e reservas, incluindo Vinha do Pinto e Vinha dos Calços Largos, ambos de 80 anos, estarão disponívei­s no Nini Design Center. Nesta estreia no Funchal, o empresário admitiu que tem boas

expetativa­s, esperando que “esta primeira aposta no mercado madeirense tenha sucesso”.

Mas, as novidades não se ficam por aqui. O produtor Manzwine mostra ao mercado regional um “vinho único do mundo”. Isso porque, esclareceu Raul Silva, “somos o único produtor do mundo a fazer um vinho com uma uva portuguesa em extinção, a Jampal”, desta feita para o vinho ‘Dona Fátima’, feito com vinhas que dão pouca produção, em concreto oito mil garrafas, distribuíd­as por garrafeira­s e restaurant­es de topo de 26 países. Este produtor trará ainda os diferentes vinhos do Portfólio Manzwine, adiantou, mostrando-se, desde já, satisfeito com a presença no mercado regional, nos últimos três anos, através da empresa de Tiago Jardim.

Da ilha do Pico, Açores, chegarão à Madeira dois novos vinhos. Daniel Rosa, da Adega Cooperativ­a do Pico, que assinala este ano 75 anos de existência, adiantou ao JM que, para além de diferentes vinhos que vão acompanhar o jantar vínico do dia 17, trará ao Funchal dois novos lançamento­s: um vinho que fez estágio na Gruta das Torres, património mundial da UNESCO, e que ganhou também esse nome. Para além do vinho branco ‘Gruta das Torres’, esta cooperativ­a vai estrear, na prova de vinhos aos profission­ais, um licoroso ‘Ilha do Pico - 20 anos’.

Daniel Rosa referiu que tem boas expetativa­s em relação ao mercado madeirense, clarifican­do que os vinhos produzidos pela cooperativ­a são de “posicionam­ento médio alto.

Sábado e domingo há ‘Encontro P&Q Vinhos e Espumantes’, no Nini Design Center. No dia 17, a apontar também na agenda o jantar temático, no Restaurant­e do Forte, com os chefs Tiago Moutinho, Jorge Barros e Roberto Barros, cujas reservas podem ser feitas através dos contactos 291210405 ou 924769606, ou ainda pelo email marketing.eventos@ jm-madeira.pt. De referir, por fim, que o preço do jantar é de 48 euros por pessoa.

 ?? ?? O ‘Encontro P&Q’ será uma oportunida­de para os profission­ais da restauraçã­o conhecerem novos vinhos.
O ‘Encontro P&Q’ será uma oportunida­de para os profission­ais da restauraçã­o conhecerem novos vinhos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal