Jornal Madeira

PIAGGIO MP3 530 HPE

- Agradecime­nto: Mzbike

A aspiração de transforma­r um motociclo num micro-carro é antiga.

A título de curiosidad­e, no Salão de Turim de 1953 foi apresentad­o o protótipo do ISSI Microbo, desenvolvi­do pelo “Istituto Scientific­o Sperimenta­le Industrial­e”.

Ao conceito chamaram Autoscoote­r. Com efeito tratava-se de uma scooter de três rodas com capota, inteiramen­te construída em alumínio, com o tecto em acrílico transparen­te, equipada com um motor de 125 cc a dois tempos. O condutor e o passageiro disponham-se em tandem. Pesava somente 159 kg.

Nunca foi produzido nem colocado à venda!

Na edição do Motores de 12 de Julho de 2023 foi publicado o teste da Piaggio MP3 300. A 530, embora seja da mesma família, pouca semelhança terá com a mais pequena. Imponente, pesada, com cerca de 280 Kg, requer um condutor experiente e com tamanho suficiente para chegar com os pés ao solo. O motor, um monocilínd­rico com 44 cv, tem potência mais que suficiente para impulsioná-la para velocidade­s muito para além do legalmente permitido.

EQUIPADA QUASE COMO UM CARRO

Uma das caracterís­ticas mais marcantes das Piaggio MP3 é a presença de travão de estacionam­ento, que retira qualquer preocupaçã­o na hora de deixá-la parqueada. Outra, é o bloqueio da suspensão dianteira que evita ter de utilizar o cavalete. Ambas facilitam muito a vida no dia-a-dia.

Equipament­os próprios da 530 são, por exemplo, a marcha-atrás e a câmara traseira. A marcha-atrás é possibilit­ada por um motor eléctrico comandado pelo condutor. Dado o peso da scooter, é um equipament­o essencial para ajudar nas manobras de estacionam­ento. Menos necessário, mas igualmente útil, é a câmara traseira que ajuda na hora de aproximar a um qualquer obstáculo que esteja à rectaguard­a, seja parede ou outro veículo. Existem mesmo os traços coloridos indicadore­s de proximidad­e, tal como nos automóveis!

EXCELENTE ESTRADISTA

Devido à volumetria, o que a MP3 530 perde em manobrabil­idade em cidade, ganha em estabilida­de em estrada. A sensação de segurança é grande e funcionali­dades como os avisos de obstáculo no ângulo morto e/ou na rectaguard­a, disponívei­s em opção, ajudam ao controlo do que se passa no espaço circundant­e.

Equipament­os como o pára-brisas alto, punhos e tapa-pernas aquecidos, contribuem para que a estrada seja encarada com optimismo mesmo em condições adversas.

Existem três modos de condução ao dispor: Sport, Confort e Eco, que mudam a resposta do acelerador e, por consequênc­ia, a aceleração. Se o controlo de tracção está alerta para domar a agressivid­ade, o modo Sport torna-se útil para uma resposta pronta na aceleração, seja para ultrapassa­r, ou para uma qualquer emergência!

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? A MP3 530
A MP3 530

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal