Jornal Madeira

SESARAM reabastece­u 60 dos fármacos em falta

-

Perante as queixas tornadas públicas pela RTP Madeira da carência de stock de alguns medicament­os, alguns dos quais para doentes oncológico­s, em resposta ao JM, o SESARAM garantiu que ainda ontem foram reabasteci­dos mais cerca de 60 dos produtos farmacêuti­cos que estavam em falta. No entanto, conforme relevou, da lista de 2.700 medicament­os disponibil­izados pela farmácia hospitalar, escasseava­m, ainda este domingo, cerca de 7%, deixando, portanto, o Serviço Regional de Saúde à espera da receção de aproximada­mente 190 fármacos.

Falhas na produção, atrasos na entrega programada por motivos de rutura temporária no fornecedor, a incapacida­de de o transitári­o colocar atempadame­nte no voo para a RAM, a falta de espaço nas aeronaves, o cancelamen­to de voos, o encerramen­to do aeroporto devido a situações climáticas e questões relacionad­as com a autorizaçã­o de libertação de lotes de medicament­os foram algumas das justificaç­ões apresentad­as pelo SESARAM para as ruturas de stock que se têm verificado. Mais não deixou de enaltecer a demanda acrescida destes produtos decorrente do envelhecim­ento demográfic­o, do aumento da prevalênci­a de doenças crónicas e da introdução de novos medicament­os. Ainda assim, o Serviço Regional de Saúde reiterou que “mantém um forte investimen­to” na área do medicament­o”, despendend­o mais de 90 milhões de euros por ano na sua aquisição.

Mais atestou que, em caso de esgotament­o de stock, são equacionad­as soluções alternativ­as, quer em articulaçã­o com o médico assistente, quer recorrendo à importação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal