Jornal Madeira

Rodrigues pondera apelos para regressar

- Por Miguel Silva msilva@jm-madeira.pt

Crescem os apelos de destacados militantes do CDS para que José Manuel Rodrigues volte a assumir a liderança do partido.

Tem sido assim nos últimos dias, desde que Rui Barreto fez saber que deixava a presidênci­a do CDS. Pouco depois de ser conhecida a decisão de Barreto, o nome de Rodrigues voltava a ganhar força para ocupar um lugar que bem conhece.

Sabe o JM que o dirigente centrista ainda não decidiu e que terá assumido perante alguns militantes que está a ponderar esse cenário. Porém, José Manuel Rodrigues quer separar as águas e deixar passar primeiro o atual momento de campanha eleitoral para as legislativ­as nacionais.

Uma posição mais concreta e definitiva só deverá ser comunicada depois de 10 de março, segundo vem sendo comentado no interior do CDS. Mas há uma crescente expetativa de que Rodrigues aceite conduzir o partido que vai sentir algumas dificuldad­es de afirmação depois de anos em coligação com o PSD.

Fonte do CDS reitera ao JM que o partido tem vários quadros preparados para assumir a liderança. Que há gente capaz que deixou a ribalta política nos últimos anos, uns porque foram para o Governo e perderam espaço político, outros porque discordara­m da coligação, e também perderam espaço de intervençã­o.

De qualquer forma, o nome mais consensual parece ser mesmo o de José Manuel Rodrigues. Deputado com uma vasta experiênci­a, o antigo jornalista chegou a presidente da Assembleia regional fruto de uma conturbada negociação com o PSD para viabilizar a maioria absoluta no Parlamento madeirense, logo a seguir às eleições regionais de 2019. Essa atitude valeu-lhe fortes críticas de tantos social-democratas, mas Rodrigues respondeu à polémica com um mandato em que abriu o Parlamento aos cidadãos e deu visibilida­de à Assembleia em diferentes domínios.

Nas regionais do ano passado, deixou claro que queria voltar a ser presidente da Assembleia e assim aconteceu. A queda do Governo baralha todas as contas e a provável dissolução da Assembleia confirma a crise política que atinge PSD e CDS. É nesse cenário que José Manuel Rodrigues trabalha agora, a ponderar uma eventual candidatur­a para a liderança do CDS depois do afastament­o de Rui Barreto.

 ?? ?? Saída de Rui Barreto poderá levar à entrada de José Manuel Rodrigues.
Saída de Rui Barreto poderá levar à entrada de José Manuel Rodrigues.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal