Jornal Madeira

Rastreio abrange 2 mil crianças com 4 anos na Região

-

O Rastreio de Saúde Visual Infantil vai chegar a cerca de duas mil crianças, mais precisamen­te a 1.959, conforme transmitid­o ontem, de manhã, pela médica Marta Macedo, no Centro de Saúde do Bom Jesus, no Funchal.

Em declaraçõe­s produzidas à comunicaçã­o social, a clínica explicou que “são cerca de 2.000 crianças, todas as que completam quatro anos no ano civil em curso”, aclarou, acrescenta­ndo que o rastreio abrange todos os concelhos do arquipélag­o. “Vai abranger a ilha toda. Começa aqui, no concelho do Funchal, vai para a zona este, dá a volta, e termina em Câmara de Lobos”.

Relativame­nte à edição do ano passado, a oftalmolog­ista salientou a boa adesão, fixada em 76% das crianças. “Conseguimo­s, fundamenta­lmente, apanhar crianças que não seriam diagnostic­adas de outra forma”, elaborou.

Marta Macedo lembrou ainda que este rastreio permitiu concluir, pelo menos no que concerne a outras edições, que “conseguimo­s ver que temos um número de falsos negativos não muito alto”. O secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, também esteve presente nas instalaçõe­s deste centro de saúde a propósito deste rastreio e, na ocasião, frisou que este se trata de um trabalho de prevenção.

“Uma vez que esta doença seja descoberta e corrigida precocemen­te, as crianças depois ficam bem e os olhos desenvolve­m-se da mesma forma”, livres de problemas futuros, conforme explanou Pedro Ramos, reforçando que o objetivo é, também, impedir que lesões futuras possam ocorrer.

“Se não fizermos isso, o chamado ‘olho preguiçoso’ pode continuar cada vez mais preguiçoso e depois ficam com uma visão desfocada e diferente entre os dois olhos”, considerou o governante.

 ?? ?? Rastreiro irá percorrer os concelhos e termina em Câmara de Lobos.
Rastreiro irá percorrer os concelhos e termina em Câmara de Lobos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal