Jornal Madeira

Exposição retrata evolução dos direitos

- Por Lígia Neves ligia.neves@jm-madeira.pt

Em parceria com a Câmara Municipal do Funchal, a UMAR – União de Mulheres Alternativ­a e Resposta, inaugurou, ontem, no Centro Cultural e de Investigaç­ão do Funchal (CCIF), a exposição ’50 anos de Abril: Evolução dos Direitos das Mulheres e dos Direitos Humanos’.

Com esta mostra, composta por obras criadas por mulheres no decorrer do concurso de artesanato e artes plásticas, ao longo de cinco anos, a UMAR reflete sobre a evolução dos direitos, desde o Estado Novo até à atualidade, a par dos ecofeminis­mos e a sustentabi­lidade ambiental e social.

Na inauguraçã­o, Joana Martins, coordenado­ra da associação, alertou para a importânci­a de “nos mantermos vigilantes para que não haja retrocesso­s”. “Os direitos não surgiram do dia para a noite, foi preciso conquistá-los, durante décadas, e não os podemos dar por adquiridos”, sublinhou a coordenado­ra, salientand­o que “a igualdade ainda não é”, aos olhos da UMAR, “uma realidade”

“Ainda existem muitas desigualda­des, preferia não ter de assinalar este dia, mas se o fazemos é porque ainda é necessário alertar para estas disparidad­es”, concluiu.

Já o diretor do CCIF, Francisco Faria Paulino, aproveitou a ocasião para afirmar que “temos que combater esta sociedade de desigualda­des”, ainda que, apesar dessas discrepânc­ias, “felizmente, a mulher continue a fazer o seu caminho”. A propósito da exposição, refletiu que “chama à atenção para a [assimetria] permanente, mas, por outro lado, é um testemunho da criativida­de” das mulheres envolvidas.

Por sua vez, Helena Leal, vereadora da Câmara Municipal do Funchal, com o pelouro da Igualdade de Género, agradeceu o trabalho desenvolvi­do pela associação na defesa dos direitos. “Esta exposição tem muito significad­o. Surge porque as pessoas foram empoderada­s a participar”, referiu. Mais alertou a vereadora que “a sociedade pode regredir, de um momento para o outro” e, por isso, “é importante continuar a defender as causas”.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal