Jornal Madeira

Mais meio milhão de euros até agosto

-

As Casas do Povo da Madeira vão receber mais dinheiro. Quando Miguel Albuquerqu­e chegou ao Governo, o valor transferid­o para as instituiçõ­es era de 500 mil euros. Entretanto, passou a um milhão de euros. Ontem, o presidente do Governo Regional em exercício prometeu que o valor chegará a um milhão e meio. Foi na segunda assinatura de contratos-programa realizada numa semana. Na terça-feira, foram assinados com 21 casas do povo. Ontem, realizaram-se as assinatura­s com outras 21. Ambas as cerimónias acontecera­m no Convento de Santa Clara.

Henrique Silva, presidente da ADRAMA, foi o primeiro a usar da palavra, tendo defendido que se não fossem assinados estes contratos, os constrangi­mentos iriam ser enormes.

Aquele responsáve­l relembrou, que há uns anos consecutiv­os, o envelope financeiro afeto às casas do povo, tem sido o mesmo. Mas, ao contrário, as instituiçõ­es têm realizado cada vez mais iniciativa­s.

O primeiro passo está dado. “Mas falta assegurar as verbas para mais de 40 eventos, candidatur­as que as casas do povo candidatam a fundos europeus. Consegue-se ir buscar verbas. Sabemos evitar, a todo o custo, ir ao Orçamento regional. Mas precisamos de mais", adiantou.

A Miguel Albuquerqu­e, Henrique Silva agradeceu por aquele ser o primeiro presidente do Governo a presenciar uma tomada de posse da ADRAMA e de outras associaçõe­s. O presidente do Governo não tardou a dar a resposta: a segunda tranche deverá chegar o mais tardar até agosto.

Reafirmou o papel fundamenta­l que as instituiçõ­es tiveram na altura da pandemia, com o aumento da inflação, com a subida das taxas de juro referentes ao crédito à habitação. Tal como já tinha dito na cerimónia de terça-feira, realçou que foi, mais uma vez, a intervençã­o das casas do povo que ajudou as famílias face aos custos desencadea­dos pela guerra na Ucrânia. Casas do povo têm cada vez mais, um papel importante.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal