Jornal Madeira

Artes para ver em nove espaços do Funchal

Terceira Maratona das Artes, uma coprodução do Conservató­rio e da Câmara Municipal do Funchal, decorre no centro da cidade ao longo do dia de hoje, com vários espetáculo­s gratuitos.

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

Éjá este sábado, dia 16 de março, que, entre as 10 e as 20 horas, a cidade do Funchal vai acolher vários concertos protagoniz­ados por alunos do Conservató­rio – Escola Profission­al das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, no âmbito da Maratona das Artes daquela instituiçã­o dedicada ao ensino artístico.

Uma dezena de apresentaç­ões, de várias vertentes artísticas, estão agendadas para as 10 horas de duração desta maratona. As apresentaç­ões irão decorrer em nove diferentes espaços públicos e num percurso orientado entre o Mercado dos Lavradores e o Largo do Município.

Música, teatro, artes circenses e artes plásticas compõem o programa com espetáculo­s de hora em hora, que, conforme o JM noticiou anteriorme­nte, tem em destaque o facto de apresentar, pela primeira vez, as artes plásticas, na Praça Amarela.

A terceira Maratona das Artes tem a sua primeira apresentaç­ão hoje às 10 da manhã, na entrada principal do Mercado dos Lavradores, onde se mostram membros do Curso Profission­al de Artes do Espetáculo - Interpreta­ção (CPAE-I), sob orientação do professor João Pedro Santos. No Largo do Pelourinho, às 11 horas, com a responsabi­lidade da professora Carla Moniz, mostra-se o Estúdio de Ópera e Teatro Musical.

Ao início da tarde, às 12h30, a Sé

do Funchal recebe o Coro Infantil, orientado por Zélia Gomes, sendo que, pelas 14h00, a música volta a sair à rua, com o Quarteto de Tuba e Eufónio orientado por Fabien Filipe em concerto no Largo do Phelps (Rua Fernão de Ornelas). Giancarlo Mongelli e o Estúdio de Música Antiga darão espetáculo no salão nobre da CMF às 15h00 e depois, pelas 16h00, há artes circenses no Largo do Chafariz, com orientação de Margarida Menezes.

Na Praça Amarela, haverá artes

plásticas e atuação do Trio de Trombones, com trabalhos sob a responsabi­lidade dos docentes Ferdinando Gonçalves e Luís Rodrigues a ver às 17h00. Uma hora depois, a maratona segue para a Praça da Restauraçã­o, com um concerto dos Si Que Brade, orientados por Roberto Moritz.

A iniciativa encerra na Praça do Município, com um espetáculo apresentad­o às 19 horas pela Orquestra e Combos de Jazz do Conservató­rio, no qual é responsáve­l o professor Alexandre Andrade.

Este projeto, promovido numa coprodução com a Câmara Municipal do Funchal, segue o desígnio de “celebrar as artes e a cultura”, ao mesmo tempo que pretende “dinamizar a cidade e divulgar a oferta formativa artística”. O objetivo, nesta coprodução, é que “esta aliança de sinergias proporcion­e ao público e aos participan­tes uma experiênci­a de maior proximidad­e entre si, em palcos diversific­ados e diferentes dos tradiciona­is”, referiu o Conservató­rio, na divulgação do evento.

 ?? ?? Apresentaç­ões decorrem entre as 10h00 e as 20h00 de hoje.
Apresentaç­ões decorrem entre as 10h00 e as 20h00 de hoje.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal