Jornal Madeira

‘Um Mundo Melhor’ triunfa no Festival da Canção Infantil

Isabela Andrade, de 9 anos, conquistou o primeiro lugar da 43.ª Edição do Festival da Canção Infantil da Madeira.

- Por Bruna Nóbrega bruna.nobrega@jm-madeira.pt

Isabela Andrade, de 9 anos, encheu os pulmões para cantar, fazer sonhar e levar quem a escutou a “acreditar que a música pode fazer um mundo melhor”, numa performanc­e que lhe conduziu ao triunfo da 43.ª edição do Festival da Canção Infantil da Madeira (FCIM).

O tema número quatro intitulado ‘Um Mundo Melhor’, cuja letra e música são da autoria de Ana Raquel Moreira, conquistou os corações do público e do júri que consagrou a voz da jovem galardoada com o tão almejado troféu ‘Folhas de Prata’.

10 músicas a concurso

No evento, organizado pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através do Conservató­rio - Escola Profission­al das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, que contou com o JM como media partner, desfilaram 10 temas interpreta­dos por 13 solistas, entre os sete e os nove anos.

Todos eles mereceram fortes ovações da plateia que, entre familiares dos participan­tes, amigos e apreciador­es do certame, mostraram-se encantados com as músicas entoadas pelas angelicais vozes que subiram ao palco do Centro de Congressos da Madeira.

A primeira a apresentar-se foi a dupla Vitória Rocha e Paulo Silva, que coloriu a sala com 'As Notas do Arco Iris' (letra e música de Maria João da Silva). ‘Sorte a Minha’ foi a seguinte, com Joana Fernandes a dar voz ao tema, cuja letra é da autoria de Lisandra Tavares, sendo musicada por Elsa Cabrita.

Houve depois uma ‘Festa Pijama’ à qual deram vida Maria Sofia Freitas e Núria Ramos, numa canção que conta com letra e música de Rita Ferreira.

Seguiu-se a vencedora ‘Um Mundo Melhor’, que abriu caminho para Daniel Caldeira brindar os espectador­es com ‘Somos a Esperança’ (letra e música de Filipa Palma e Damião do Nascimento, respetivam­ente).

Já Maria Helena Freitas trouxe ‘A Paz’ (letra e música de Mariana Ornelas); Diana Gouveia revelou ‘O Segredo da Borboleta' (letra e música de José Lino Pestana); e Ema Aguiar e André Nóbrega marcaram a sua atuação com o ‘112’ (letra de Ana de Castro, Tânia Dias, Susana Nóbrega e André Nóbrega e música de Ambrósio da Luz, Vânia Sousa, Susana Nóbrega e André Nóbrega).

Por seu turno, Maria Guimarães evocou as ‘malandrice­s’ de 'O Gato Tareco' (letra e música de Rita Malaca); e Bianca Lopes relevou as coisas boas de uma 'Doce Amizade' (letra e música de Ângela Flores).

Quanto aos vencedores, além de ‘Um Mundo Melhor’, o pódio completou-se com Bianca Lopes (‘Doce Amizade'), que recebeu o prémio Rtp-madeira, e André Nóbrega e Ema Aguiar (´112´) os quais conquistar­am o prémio da Direção regional da Cultura.

Por fim, o quarto lugar, canção recomendad­a para crianças, prémio autores Jm-madeira, foi entregue a Maria Guimarães (‘O Gato Tareco’).

“Elevada qualidade artística”

Em palco, Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, que entregou o galardão à primeira classifica­da, enalteceu o facto de o evento ser um “espaço de expressão” dos jovens talentos da Região e agradeceu a todos os que deram o seu contributo para mais uma edição do festival que, no seu entender, foi mais um momento de “elevada qualidade artística”.

Note-se que, este ano, o evento contou ainda com vários momentos musicais, um dos quais protagoni

zado pelo Coro Infantil do Conservató­rio que deu voz ao tema ‘Cantar Liberdade’ alusivo aos 50 anos do 25 de Abril; e a apresentaç­ão do projeto ‘O Regresso’, formação coral com antigos alunos, que encantou com o tema ‘Frozen Choral Highlights’. A dança também marcou presença, através dos alunos do Curso Profission­al intérprete de Dança Contemporâ­nea do Conservató­rio.

Homenagem à maestrina

Zélia Gomes que, desde 1990, assume a direção artística do Coro Infantil do Conservató­rio, mereceu uma homenagem por parte dos seus alunos que proferiram um texto de agradecime­nto à maestrina a qual não conseguiu segurar as lágrimas.

A vencedora da 42.ª FCIM, Vera Ramos, voltou a subir ao palco para cantar a música que trinfou em 2023: ‘Carta à Paz’, passando, deste modo, o testemunho a Isabela Andrade.

Refira-se que o júri do festival, em que estiveram envolvidas 75 crianças, foi composto por Rui Miguel Rodrigues, diretor pedagógico e presidente do júri; Maria Zelinda Caldeira, docente; Rui Gonçalves da Silva, jurista; Ana Marques Gil, docente; e Nélio Martins, docente.

 ?? ?? Centro de Congressos da Madeira encheu-se para escutar os 10 temas que estiveram a concurso.
Centro de Congressos da Madeira encheu-se para escutar os 10 temas que estiveram a concurso.
 ?? ?? Vencedor do ‘The Voice Portugal 2023’ atuou no festival.
Vencedor do ‘The Voice Portugal 2023’ atuou no festival.
 ?? ?? 6
6

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal