Jornal Madeira

Marinha decide suspender militares do navio Mondego

Penas de suspensão de serviço aos 13 militares variam entre 10 e 90 dias.

-

A Marinha decidiu ontem suspender entre 10 e 90 dias os 13 militares do Navio da República Portuguesa (NRP) Mondego, que em março do ano passado falhou uma missão de acompanham­ento de um navio russo em águas portuguesa­s.

“Foi decidido aplicar penas de suspensão de serviço a todos os militares, que variam entre 10 e 90 dias, consoante a responsabi­lidade decorrente da categoria, posto e antiguidad­e de cada militar, entre outras circunstân­cias”, lê-se num comunicado divulgado pelo ramo chefiado pelo almirante Henrique Gouveia e Melo.

A 11 de março de 2023, o NRP Mondego falhou uma missão de acompanham­ento de um navio russo a norte da ilha do Porto Santo, no Arquipélag­o da Madeira, após quatro sargentos e nove praças se terem recusado a embarcar, alegando razões de segurança.

A Marinha participou o sucedido à Polícia Judiciária Militar (PJM), em Lisboa, no âmbito de inquérito criminal e instaurou processos disciplina­res, ontem concluídos e cuja decisão já foi comunicada aos militares.

Os advogados dos 13 militares vão impugnar a suspensão dos marinheiro­s, admitindo levar o caso ao Tribunal Europeu.

“Nós não tínhamos expectativ­as, porque não nos foi notificada

Os militares foram acusados pela Marinha de “desobediên­cia a uma ordem”.

a sanção que seria previsivel­mente aplicável, aliás esse vai ser um dos fundamento­s da impugnação”, começou por dizer o advogado Paulo Graça à saída Direção Jurídica da Marinha, em Lisboa, onde foi proferida a decisão.

De acordo com Paulo Graça, houve decisões diferentes para os 13 marinheiro­s, o que implicará “formas de impugnar distintas”.

Já o advogado António Garcia Pereira salientou que a possibilid­ade de levar o caso para Tribunal Europeu dos Direitos humanos irá abranger os 13 marinheiro­s visados.

 ?? ?? A 11 de março de 2023, o NRP Mondego falhou uma missão na Madeira.
A 11 de março de 2023, o NRP Mondego falhou uma missão na Madeira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal