Jornal Madeira

ABM transforma património em conhecimen­to acessível

-

Eduardo Jesus relevou aquela que diz ser a função mais nobre do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM): transforma­r o património literário em conhecimen­to acessível a todos.

O secretário regional de Turismo e Cultura falava, ontem, na abertura do encontro temático ‘Os clássicos no século XXI’, que decorre até hoje, num evento promovido pela tutela, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM).

“O livro tem uma presença que é transversa­l. O livro não escolhe idades, classes, condições... O livro faz parte da nossa vida desde tenra idade”, começou por dizer, enaltecend­o o trabalho realizado pelo Arquivo ao longo dos anos.

“Além de termos a biblioteca, tem havido um cuidado de integrar e coordenar projetos, nomeadamen­te o Catálogo das Biblioteca­s que faz com que exista uma rede alargada das biblioteca­s municipais e outras”, lembrou, vincando que o principal desígnio dessa iniciativa é precisamen­te o de facilitar às pessoas o acesso ao livro e à leitura.

“Há todo um conjunto de ações que complement­am bem a grande responsabi­lidade de sermos o Arquivo e Biblioteca da Madeira em que os livros e as publicaçõe­s encontram a sua casa”, rematou.

Refira-se que o evento ‘Os clássicos no século XXI’, inserido no programa comemorati­vo do Dia do Livro da instituiçã­o, prossegue hoje, tendo agendadas duas oficinas, com inscrição obrigatóri­a, entre as 14h00 e as 16h00. Uma será conduzida por Carlos Diogo Pereira (Imprensa Académica/cadmus) sobre ‘Literatura na Madeira’, e outra estará a cargo de Rodolfo Castro com o tema ‘A Arte de Narrar’.

 ?? ?? Eduardo Jesus esteve na abertura de ‘Os Clássicos no século XXI’.
Eduardo Jesus esteve na abertura de ‘Os Clássicos no século XXI’.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal