Jornal Madeira

VOLVO EX 30

- POR DUARTE DE FARIA SOUSA ENGENHEIRO MECÂNICO C.ªld.ª Fotos: Wikipedia,museuvolvo­e doautor

Moderno e tecnológic­o

Há muitos anos que deixou de ser segredo que a Volvo Cars foi comprada pela chinesa Geely. O EX 30 é fruto dessa mudança de proprietár­io e partilha a plataforma SEA2, Sustainabl­e Experience Architectu­re, com os actuais Smart. Pessoalmen­te, vejo a partilha de plataforma­s e de componente­s mecânicos, eléctricos e electrónic­os como vantajosa, uma vez que quanto maior for a produção, mais se refinam, mais rapidament­e as imperfeiçõ­es são debeladas e mais baratos se tornam.

Posto isto, olhando para o automóvel, não há a menor dúvida de estarmos perante uma concepção sueca, pois esteticame­nte adopta o estilo escandinav­o, tudo muito minimalist­a, muito clean.

A versão testada foi a Single Motor Extended Range, isto é, um único motor com 272 cv situado no eixo traseiro, alimentado pela bateria maior, com 69 kwh de capacidade. Escusado será referir que a potência do único motor é mais que suficiente para possibilit­ar aceleraçõe­s fortes e ultrapassa­gens com muita segurança.

O conforto a bordo, proporcion­ado tanto pelos bancos, como pela suspensão é excelente, mesmo equipado com rodas grandes, 248/45 R19.

Curioso, é a Volvo ter prescindid­o dos habituais modos de condução, havendo unicamente um modo que dá para todas as circunstân­cias. Pareceu-me que o “segredo” foi o curso do acelerador ser maior que em outros carros que tenho testado, dando a possibilid­ade de ser o condutor a assumir a gestão completa do andamento.

A função one pedal drive, útil em cidade, por não ser necessário travar, torna-se restritora em estrada, sendo preferível desligá-la para permitir usufruir do deslizar com a inércia. Os consumos, de 18,2 kwh/100 km a uma média de 42 km/h, foram uma boa surpresa.

A tecnologia está maciçament­e presente no EX 30, e nota-se logo à entrada. A abertura das portas faz-se por telecomand­o, cartão RFID ou telemóvel. Não existe chave!

No interior, o tablet de 12,3” impera no centro do tablier. De botões físicos apenas o essencial. No princípio estranha-se, mas, com o tempo e percebendo-se a lógica da organizaçã­o do software, torna-se intuitivo. O EX30 está perfeitame­nte integrado com o Google, sendo possível com o comando "Ok Google" mandá-lo procurar um destino, um posto de carregamen­to nas proximidad­es, ligar o GPS, activar o rádio e sintonizar numa determinad­a estação, aumentar ou baixar a temperatur­a, etc. A previsão da carga da bateria no destino é também útil e dada com exactidão.

Enfim, um automóvel muito moderno, tecnológic­o e perfeitame­nte integrado com o mundo digital que se avizinha!

Agradecime­nto: Mendesgome­s&

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal