Jornal Madeira

Temperatur­as baixam de forma abrupta

A queda de neve será residual.

- Por Edna Baptista edna.baptista@jm-madeira.pt

Se já tinha arrumado os casacos, saiba que neste fim de semana poderá voltar a precisar deles, já que as temperatur­as voltarão a baixar, sobretudo nas zonas mais altas, podendo inclusive nevar. No entanto, conforme alertou Víctor Prior, delegado na Madeira do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a acontecer, tal queda de neve será “em quantidade­s residuais ou de forma pouco significat­iva”.

“A temperatur­a mínima prevista para o Chão do Areeiro é na ordem dos 3ºc/4ºc e a máxima à volta de 13ºc. Há três/quatro dias, a temperatur­a mínima para o Areeiro era de 1ºc, dois graus abaixo do que está previsto agora. Portanto, as condições para que haja queda de neve são menores”, justificou.

Já para o Funchal, segundo o meteorolog­ista, comparativ­amente aos últimos dias, são esperados valores

mais baixos da temperatur­a do ar, tanto mínima, que deverá variar entre os 14ºc e os 16ºc, como máxima, que se fixará entre os 21ºc e os 22ºc.

Todavia, mais significat­iva será a diminuição das temperatur­as registadas nas regiões montanhosa­s, com os valores a descer aos 3ºc nos 1.500 metros de altitude e podendo chegar

aos 0ºc no Pico do Areeiro.

Para hoje, sábado, o site do IPMA prevê ainda céu muito nublado, diminuindo gradualmen­te de nebulosida­de a partir da manhã, e aguaceiros, em especial nas vertentes norte e terras altas da Madeira, ao passo que o vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/h) de norte, por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha.

Por sua vez, para a costa norte, estão previstas ondas do quadrante noroeste de 2 a 2,5 metros, aumentando para 3 a 3,5 metros. A sul a ondulação não deverá ultrapassa­r os 2 metros.

 ?? ?? No Pico do Areeiro, a temperatur­a mínima pode alcançar os 0ºc.
No Pico do Areeiro, a temperatur­a mínima pode alcançar os 0ºc.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal