Jornal Madeira

Investimen­to “mais frutuoso” é com salas do futuro nas escolas

Albuquerqu­e destacou a evolução da Educação na Madeira, não só nos resultados académicos.

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

O presidente do Governo Regional em gestão voltou a destacar a evolução da Educação na Região nas últimas décadas, como vieram comprovar os últimos resultados dos testes PISA’, acentuando a importânci­a que a dotação das tecnologia­s tem tido nos anos mais recentes. Por exemplo, as salas do futuro implementa

das em 29 escolas, num investimen­to global de cerca de um milhão de euros, são “talvez o investimen­to mais frutuoso para a transforma­ção da Madeira no futuro”.

Como afirmou, “a minha preocupaçã­o foi a de encontrar o melhor sistema de Educação do mundo, onde nos pudéssemos basear. Optámos pelo da Singapura, com forte vertente tecnológic­a. Mais uma vez, os nossos professore­s não nos desiludira­m: a adesão ao modelo tecnológic­o foi total e a sua capacidade de aprendizag­em e de ensino também, contagiand­o os alunos em todo este processo”.

Miguel Albuquerqu­e falava na cerimónia comemorati­va dos 26 anos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, criada em 1974 por portaria e que está no atual edifício desde o dia 25 de abril de 1998 (data da inauguraçã­o). Uma oportunida­de também para elogiar o trabalho do presidente do conselho executivo, Rui Lobo, à frente da escola há mais de 30 anos.

A escola de Santa Cruz homenageou ontem 24 professore­s com 25 anos ou mais de serviço consecutiv­os no estabeleci­mento de ensino. Rui Lobo destacou a evolução daquela escola, afirmando que é de toda a justiça reconhecer os docentes com mais anos ali a lecionar. São 140 docentes naquele estabeleci­mento de ensino. O próprio Rui Lobo está no estabeleci­mento de ensino há 38 anos, sendo o mais antigo.

O responsáve­l olha para o futuro

com otimismo no ensino e sucesso dos alunos. “Neste momento, tem havido diminuição do número de alunos praticamen­te em todas as escolas. Isso será um dos aspetos que teremos em atenção, no sentido de criarmos sempre as condições para que os alunos tenham o seu sucesso”.

Já a presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz adiantou que a autarquia vai investir em mais quadros interativo­s para as escolas do município. Élia Ascensão aproveitou ainda para pedir ao Executivo regional um espaço para abrigar o material da ‘Escola do Mar’ local, de preferênci­a junto ao porto de recreio do concelho.

 ?? ?? A Escola Básica e Secundária de Santa Cruz está no atual edifício há 26 anos.
A Escola Básica e Secundária de Santa Cruz está no atual edifício há 26 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal