Jornal Madeira

Estão a circular mais carros na via rápida

Nos primeiros três meses do ano, passaram pela via rápida 35,2 mil veículos, ao passo que as vias expresso somaram 6,5 mil automóveis.

- Por Edna Baptista edna.baptista@jm-madeira.pt

Se sente que tem passado mais tempo no trânsito, não é apenas impressão sua. Isto porque, conforme comprovam os dados disponibil­izados pela Direção Regional de Estradas (DRE) e ontem divulgados pela Direção Regional de Estatístic­as da Madeira (DREM), no primeiro trimestre do ano foram mais os automóveis que circularam na via rápida e nas vias expresso regionais.

Ora, fazendo as contas, face ao mesmo período de 2023, tal traduz-se num cresciment­o do tráfego rodoviário na ordem nos 3,2% no referente à via rápida e à volta de 6,6% nas vias expresso.

Os dados mais indicam que, nas vias concession­adas, os principais responsáve­is por esta majoração fo

ram as viaturas ligeiras, que subiram 3,4% na via rápida e 6,7% nas vias expresso, ao passo que o tráfego de pesados sofreu uma variação negativa de -3,4% e 0,3%, respetivam­ente.

Já no concernent­e ao tráfego médio diário ponderado, destaque-se que, nos primeiros três meses do ano, este indicador foi de 35,2 mil veículos na via rápida e 6,5 mil automóveis nas vias expresso, o que, em termos homólogos, perfaz aumentos de cerca de 2,2% e de 6,0%, respetivam­ente.

Todavia, conforme ressalva a DREM, a evolução do tráfego de ligeiros, que ascendeu aos 2,4% na via rápida e aos 6,2% nas vias expresso, “teve um impacto determinan­te naquela variação”.

“Devido à reduzida expressão do tráfego dos veículos pesados (respetivam­ente 2,2% e 2,0% do total), as variações face ao mesmo trimestre de 2023 (3,6% na via rápida; 1,1% nas vias expresso) pouco condiciona­ram a evolução do indicador no seu conjunto”, justificou esta entidade.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal