Jornal Madeira

Ribeira Brava com 11 dias dedicados a várias artes

Arrancou esta sexta-feira a Semana da Cultura da Ribeira Brava, que decorre até dia 6 de maio com música, livros e muita tradição. Ontem, a terceira edição teve início com a recriação da cabotagem.

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

Começou esta sexta-feira a Semana da Cultura da Ribeira Brava, uma iniciativa dinamizada pela autarquia que se prolonga ao longo de 11 dias, terminando a 6 de maio, Dia do Concelho. Música, livros, teatro, cinema, dança e uma exposição preenchem o cartaz do evento que decorre na sua terceira edição e que prima por divulgar a arte e o património regional.

Foi na manhã de ontem que esta semana prolongada teve início e a enaltecer a tradição, com a recriação da cabotagem, que permitiu reviver o transporte de mercadoria­s através do mar, tal como acontecia no início do século XX. “Durante décadas, a cabotagem desempenho­u um papel crucial nas comunicaçõ­es e a Ribeira Brava era um porto de referência por comerciali­zar os produtos vindos de diversas localidade­s”, destacou ontem autarquia, no âmbito da iniciativa que marcou o arranque da Semana da Cultura.

O reviver da cabotagem voltou a juntar diversas entidades do concelho, primeiro no cais, e depois no mercado que remonta a 1908.

Feira do Livro abre hoje

Esta manhã, a partir das 9h30 e até às 12h00, será recriado o ‘Mercado à moda antiga’, sendo pelas 10 da manhã que a frente-mar da vila da Ribeira Brava abre as portas da Feira do Livro, que irá contar com seis stands: FNAC, Papelaria São Bento, Direção Regional da Cultura, Livros de Sonho, Estimei Loja e Atelier e Biblioteca Municipal da Ribeira Brava. Os stands podem ser visitados diariament­e no decorrer deste evento, a partir das 10h00.

Neste âmbito, haverá quatro painéis de apresentaç­ões literárias a acontecer este sábado, nomeadamen­te ‘A promoção da autonomia em adolescent­es acolhidas na Casa da Infância e Juventude de Castelo Branco’, com Joana Gomes (11h00), ‘Mariana e o gato mágico’ com Francisco Lobo Faria (12h00), ‘Somente Palavras’ com Luísa Sardinha (17h00) e ‘Deus na Escuridão’ com Valter Hugo Mãe (18h00), um dos cabeças-de-cartaz desta edição da Semana da Cultura.

Quanto à música, o programa de hoje reserva concertos dos Jovens do Avesso (10h00) e dos Cháp4 (21h00), estando também prevista a exibição do documentár­io Visconde da Ribeira Brava (20h00), figura que motiva uma exposição a abrir portas às 19h00 na Câmara Municipal.

Este domingo, haverá também diversas apresentaç­ões literárias a ter lugar na tenda principal erguida na frente-mar, com uma conversa com Pedro Chagas Freitas (17h00) em destaque, havendo ainda várias atividades preparadas para miúdos e graúdos, desde um momento dedicado à modelagem de balões e pinturas faciais (10h00) a uma apresentaç­ão teatral de ‘Un Poco Loco’ com Pedro Araújo Santos (19h00).

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal