Jornal Madeira

TRAVESSIA VOLTA A DESAFIAR LIMITES

- Por Daniel Faria danielfari­a@jm-madeira.pt

Com um recorde de inscritos, arrancou hoje a prova rainha do MIUT (115 quilómetro­s), com a partida a ser dada às 0h00 no Porto Moniz.

A 15.ª edição atinge um número recorde de inscritos - 3.481 no total - sendo que quase 2.300 são atletas estrangeir­os, que corroboram a internacio­nalização da prova, num total de 58 nacionalid­ades em competição.

A prova mais extensa, de 115 km, atravessa a ilha, iniciando-se no Porto Moniz, ao nível do mar, com passagens pelos pontos mais altos da Madeira, para depois regressar novamente ao nível do mar para a meta instalada em Machico.

A partida, no Porto Moniz, à meia-noite, inaugurou a primeira fase da prova que seguiu o seu percurso durante toda a madrugada, onde se destaca a descida para a Ribeira da Janela, etapa da prova que provoca um ‘ziguezague luminoso’ digno de registo.

Mas há muitos outros pontos de passagem de grande espetacula­ridade, casos do Fanal, Pico do Areeiro, Portela ou Porto da Cruz, antes da chegada à meta, em Machico, como comprova o percurso na imagem desta página, que deverá ser concluído pelo vencedor sensivelme­nte pelas 14 horas de hoje.

O MIUT integra ainda o World Trail Majors, o novo circuito mundial de trail running.

A competição organizada pelo Clube de Montanha do Funchal é composta por provas em cinco distâncias: 115 km, 85, 60, 42 e 16. As primeiras quatro têm início hoje, enquanto a distância mais curta inicia-se amanhã, dia em que também se realiza a cerimónia de entrega de prémios.

Recorde-se que o MIUT teve a sua primeira edição em 2008, protagoniz­ando um percurso ascendente, onde ganhou grande relevo no panorama desportivo regional e internacio­nal, sendo hoje reconhecid­o como um evento à escala mundial.

Acessos condiciona­dos

Um comunicado conjunto das secretaria­s regionais de Agricultur­a e Ambiente e Equipament­os e Infraestru­turas informou que “atendendo à recente solicitaçã­o do Clube de Montanha do Funchal e que as condições meteorológ­icas preveem-se desfavoráv­eis, amanhã [hoje], sábado, dia 27 de abril de 2024, entre as 06h00 e às 18h00, estarão condiciona­dos acessos às e nas serras da Madeira.

Nesse sentido, o Instituto de Florestas e Conservaçã­o da Natureza (IFCN), por questões de segurança, irá condiciona­r o acesso ao Percurso Pedestre Pico do Areeiro - Pico Ruivo. Por outro lado, a Estrada Florestal da Eira do Serrado – Pico do Areeiro estará condiciona­da, podendo esta apenas ser utilizada pelas viaturas de emergência, bem como pelas viaturas de apoio à prova do MIUT. Por fim, a Direção Regional de Estradas condiciona­rá o trânsito na Estrada Regional entre o Poiso e o Pico do Areeiro, o qual será controlado pela PSP.

 ?? ?? A prova mais extensa, de 115 quilómetro­s, atravessa a ilha.
A prova mais extensa, de 115 quilómetro­s, atravessa a ilha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal