Jornal Madeira

Correções alteram retenções de 328 mil pensionist­as

-

O Instituto da Segurança Social (ISS) esclareceu que foram feitos acertos na retenção do IRS das pensões de abril e maio para corrigir a retenção efetuada em janeiro com base numa tabela "provisória" a 328 mil pensionist­as.

"A Segurança Social procedeu a acertos na retenção de IRS nas pensões de abril e maio a 328 mil pensionist­as, com o objetivo de corrigir as retenções de IRS efetuadas no mês de janeiro de 2024", refere o ISS num comunicado.

Na sua edição de ontem, o Jornal de Negócios escreve que há pensionist­as que foram confrontad­os com uma redução do valor líquido da pensão paga em maio, sem que o recibo da mesma adiantasse uma explicação para esse facto – já que o valor bruto da pensão se manteve, assim como a taxa de retenção do imposto, mas não o montante do desconto.

No referido comunicado, o ISS salienta que a necessidad­e de efetuar um acerto da retenção na fonte apenas contempla as pensões pagas em janeiro por ter sido "usada uma tabela de IRS provisória com ligeiras diferenças face à tabela de retenção de IRS para 2024 que apenas foi publicada no final do mês de dezembro", assegurand­o que a partir de fevereiro "passou a ser aplicada a tabela de IRS atualmente em vigor".

Naquele conjunto de 328 mil pensionist­as está incluída a devolução de IRS retido em excesso a 184 mil pensionist­as (o que foi feito com a pensão de abril) e o acerto do valor retido a menos a 143.800 pensionist­as – efetuado com as pensões de maio e que resultou num valor líquido inferior para estas pessoas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal