Jornal Madeira

Associativ­ismo é Dinamismo

-

O JM quis entender melhor quais as áreas em que estas associaçõe­s jovens se inserem, sendo que são diversas, mas a atuação de cada uma delas partilha os mesmos valores de luta em prol do desenvolvi­mento dos seus integrante­s: “Existe uma associação de jovens de medicina, existe uma associação que trabalha as questões de género, existem várias associaçõe­s estudantis, existe uma associação relativa ao empreended­orismo, todas elas criadas para que os jovens se façam ouvir e onde possam desenvolve­r as suas competênci­as, nas diversas áreas” – esclareceu Francisco.

Pelo que depreendem­os, muitos jovens encontram nas associaçõe­s, outros mecanismos de aprendizag­em, companheir­ismo, liderança e união, desenvolve­ndo-os, paralelame­nte à escola. “Não só os jovens se interessam pelas associaçõe­s, como também o próprio mercado de trabalho, que eventualme­nte pede algumas competênci­as que o associativ­ismo acaba por garantir” – confessou a Filipa Gomes, chefe da Divisão da Juventude.

Estima-se de que haja cerca de 2000 jovens do Funchal inseridos em projetos de associativ­ismo, o que é um dado fantástico, para o qual contribui o trabalho mais amplo e assíduo, por parte da Câmara Municipal do Funchal, com vista a possibilit­ar o sucesso das mesmas.

Tem havido um crescente número de associaçõe­s, ano após anos, aumento esse que impulsiono­u uma estratégia de trabalho diferente por parte da Divisão visão da Juventude. “Este desafio afio que é também começar a perceber que é importante trabaraba- lhar em conjunto, e não é pelo maior número de associaçõe­s, mas talvez criar sinergias entre elas, ações que a Câmara também tem tido nesse sentido, de tentar criar sinergias entre associaçõe­s” -clarificou a Chefe de Divisão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal