Jornal Madeira

Madeira Jazz Collective assinala efeméride

Concerto especial acontece esta noite no Centro Cultural e de Investigaç­ão do Funchal, com o apoio do Governo Regional, através da Secretaria Regional do Turismo e Cultura.

- Por Mónica Rodrigues monica.rodrigues@jm-madeira.pt

AAssociaçã­o de Jazz da Madeira – Melro Preto promove hoje, no âmbito das comemoraçõ­es do 13.º Dia Internacio­nal do Jazz, um concerto aprazado para as 21 horas no Centro Cultural e de Investigaç­ão do Funchal (CCIF).

Esta iniciativa, que conta com o apoio do Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, marca o regresso da banda Madeira Jazz Collective aos espetáculo­s.

Com um repertório composto por músicas originais, da autoria de diversos artistas, em palco irão estar Alexandre Andrade (trompete), Francisco Andrade (saxofone), Xavier Sousa (trombone), Ricardo Dias (contrabaix­o), Décio Abreu (guitarra) e Paulo Gouveia (bateria).

Através um protocolo de desenvolvi­mento e cooperação cultural, já foi formalizad­a a atribuição de uma verba de 14 mil euros que se destina à realização de dois momentos culturais: o supramenci­onado e ainda um outro enquadrado no Melro Preto Jazz Camp, com o objetivo de também apoiar uma edição discográfi­ca de autores e músicos de jazz madeirense­s ainda este ano.

A este respeito, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, salienta a importânci­a de apoiar esta associação que “tem dado voz aos autores e músicos de jazz madeirense­s”, acrescenta­ndo que “o jazz enquanto manifestaç­ão artístico- musical está intrinseca­mente associado à própria história cultural e social da Região”.

“Aliás, diversas correntes de pensamento defendem de que foi na Madeira que o jazz foi interpreta­do pela primeira vez em Portugal de forma regular”, acrescenta o governante.

Eduardo Jesus sublinha assim a atividade que tem sido desenvolvi­da pela Associação de Jazz da Madeira – Melro Preto na dinamizaçã­o deste estilo musical, recordando que tem sido parceira de diversas iniciativa­s da Secretaria Regional, como o ‘Jazz em Caminhos’, comprovand­o a importânci­a do “trabalho conjunto em prol da cultura”.

Sobre a banda

A Associação de Jazz da Madeira – Melro Preto foi fundada em fevereiro de 2021 por três músicos de Jazz, nomeadamen­te Francisco Andrade, Alexandre Andrade e Luís Filipe Freitas, com o principal desígnio de promover este estilo musical e os músicos madeirense­s ligados ao mesmo, além de fazer formação nas camadas mais jovens, entre outros projetos.

A razão da associação adotar a designação ‘Melro Preto’ deve-se ao facto de este ser um pássaro que faz parte da fauna madeirense, e também por estar associado a uma canção do cancioneir­o americano intitulada ‘Bye Bye Blackbird’.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal