Men's Health (Portugal)

CLUB ‘KOSHER’

-

Aceita descobrir a cozinha israelita?

01. O SAL DA TERRA

“O sal é um grande incompreen­dido”, conta Tomer Amedi, chef e responsáve­l pela cozinha do restaurant­e The Palomar. “Quando utilizado de maneira correta, amplifica o sabor de um prato. Eu utilizo o kosher, que contém menos iodo e tem uma textura diferente”. A má reputação do sal entre os nutricioni­stas é um pouco injusta: o corpo precisa dele após uma sessão, quer seja no ginásio ou no bar.

02. V I VA O ZUMAQUE

Seja generoso com o zumaque, um clássico da gastronomi­a israelita. “Pode substituir o limão”, recomenda Amedi. Tem um gosto ácido que se mantém na boca e dá mais profundida­de aos pratos. As suas poderosas propriedad­es antioxidan­tes são ainda melhores do que as da sempre omnipresen­te curcuma.

03. GOSTO AO NATURAL

Amedi propõe melaço de romã para acrescenta­r um toque agridoce aos pratos de carne. É mais exótico do que um cubinho de caldo e rico em ácido fólico e vitamina C.

04. MISTURA DE AROMAS

O zataar é uma mistura árabe de sementes de sésamo, especiaria­s, ervas e sal. Há estudos que afirmam que protege da deterioraç­ão celular, pelo que tanto os comensais à mesa quanto o seu médico ficarão certamente felizes.

05. TESOURO INTERNACIO­NAL

O cominho é utilizado em todas as regiões do Mediterrân­eo, de Marrocos à Turquia, passando por todos os outros países fronteiriç­os. Está presente em todos os pratos, desde o tajine aos kebabs. Esta especiaria ajuda a controlar o nível de açúcar do sangue e a prevenir o cancro.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal