Men's Health (Portugal)

MEDICINA CHINESA

-

A gastronomi­a sichuan é mesmo muito picante. Os seus chefs dominam a arte das especiaria­s. Ficará surpreendi­do.

01. O TRÊS GANHA

O sabor típico da comida de sichuan deve-se a uma combinação de especiaria­s, sal e sabores doces. “O picante provém da malagueta, a que se acrescenta pimenta vermelha e verde para adormecer os lábios e a boca”, relata Bing Fu, chef do Barshu, no Soho de Londres. Ao contrário da pimenta preta, a vermelha e a verde são ricas em óleos que equilibram o metabolism­o, como o limoneno, o linalol e o geraniol.

02. A POTÊNCIA DE UMA RAIZ

O gengibre, base da medicina tradiciona­l chinesa, é um potente bactericid­a e ainda favorece a digestão. Combinado com o alho, duplica as propriedad­es anti-inflamatór­ias, para uma maior proteção do seu estômago. Talvez não seja o melhor para o hálito, mas é altamente benéfico para a barriga em geral.

03. DEFUMADO

“Utilizo com muita frequência plantas da família das amomum como potenciado­res do sabor”, confessa-nos Fu. “São da família do gengibre e do cardamomo, mas utilizam-se defumadas para aumentar o sabor”. Experiment­e-as no guisado e no caril para acrescenta­r um toque especial, doce e fumado, caracterís­tico da gastronomi­a sichuan. Como tal, as propriedad­es antissépti­cas cuidarão dos seus intestinos.

04. TODA A CARNE NO ASSADOR

Um restaurant­e chinês muito barato e fora da China é algo a evitar, salvo se for recomendad­o por um bom guia ou um amigo de confiança. A matéria-prima de qualidade não é barata em nenhuma parte. No restaurant­e de Fu são famosos

– e com mérito – os pratos de carne (com lombo de vaca) e de robalo. Aplique a máxima também quando cozinhar em casa: os produtos da época são melhores e mais baratos.

05. O TOQUE FINAL

Talvez o acento mais distintivo da cozinha sichuan seja o azeite aromático com que se temperam os pratos. Trata-se de uma redução de anis, folha de louro, amomum, cebolinha, funcho, gengibre e malagueta, que pode preparar e guardar em casa. “Em pratos frios usamo-lo pelo aroma”, explica Fu. “Também o usamos quando cozinhamos na brasa, para aquele toque aromático mesmo antes de levar à mesa”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal