O

Men's Health (Portugal) - - TREINO -

cal­ça­do des­por­ti­vo es­tá a vi­ver o seu mo­men­to de gló­ria. Des­de os de­signs atre­vi­dos que apai­xo­nam os fãs da mo­da, às sa­pa­ti­lhas pa­ra ir cor­rer nos trails a mo­de­los mi­ni­ma­lis­tas… A ofer­ta nun­ca foi tão vas­ta… nem tão con­fu­sa. Por is­so, se per­ten­ce ao gru­po dos 10 mi­lhões de afi­ci­o­na­dos pe­lo run­ning é im­por­tan­te que não se con­fun­da e fa­ça a es­co­lha cer­ta.

Umas sa­pa­ti­lhas de fra­ca qua­li­da­de não só afe­tam o seu ren­di­men­to, co­mo ain­da lhe po­dem cau­sar al­gum ti­po de le­sões. Par­tin­do do prin­cí­pio de que as sa­pa­ti­lhas não es­tão pen­sa­das pa­ra du­rar mais de 800 km ao ano, pro­va­vel­men­te já es­tá na ho­ra de mudar as su­as ve­lhas ami­gas por um mo­de­lo mais atu­a­li­za­do.

Nes­ta aná­li­se, dei­xá­mos de la­do o cri­té­rio es­té­ti­co e cen­trá­mo-nos no de­sem­pe­nho. No nos­so “la­bo­ra­tó­rio” ana­li­sá­mos vá­ri­os pa­râ­me­tros, des­de o amor­te­ci­men­to do cal­ca­nhar à fle­xi­bi­li­da­de da so­la. Os mo­de­los se­le­ci­o­na­dos são igual­men­te ap­tos pa­ra des­por­tis­tas mais ex­pe­ri­en­tes ou pa­ra qu­em co­me­çou a cor­rer há pou­co tem­po e pre­ten­de pro­gre­dir. De­pois da Uni­ver­si­da­de Es­ta­tal de Iowa (EUA) pu­bli­car um es­tu­do on­de afir­ma que por ca­da ho­ra que se cor­re soma-se se­te ho­ras à sua es­pe­ran­ça de vi­da, in­ves­tir nu­mas bo­as sa­pa­ti­lhas é in­ves­tir na sua lon­ge­vi­da­de. Por is­so es­co­lha bem!

As no­vas Va­zee Prism apos­tam na ve­lo­ci­da­de. A nos­sa equi­pa de tes­te ga­ran­te que são mais le­ves que os mo­de­los an­te­ri­o­res da New Ba­lan­ce. Não es­pe­re que o le­ve pe­los ares até à me­ta, mas vão aju­dá-lo a me­lho­rar a sua mar­ca pes­so­al nos 10 km.

A en­tres­so­la con­ser­vou a sua elas­ti­ci­da­de e es­tru­tu­ra, até nas sa­pa­ti­lhas ex­pe­ri­men­ta­das por cor­re­do­res pe­sa­dos e a fle­xi­bi­li­da­de é ex­ce­len­te. A bi­quei­ra é um pou­co es­trei­ta.

A ex­pe­ri­ên­cia traz co­nhe­ci­men­to e qua­li­da­de. Se a ver­são an­te­ri­or já era boa, es­te mo­de­lo tem uma no­va en­tres­so­la (me­lhor amor­te­ci­men­to), cal­ca­nhar (me­nos im­pac­to), meio pé (mai­or ade­rên­cia) e ma­lha (mais trans­pi­rá­vel). Tudo pa­ra me­lhor, cla­ro!

A amor­ti­za­ção do cal­ca­nhar con­ser­vou a sua efi­cá­cia mes­mo de­pois de mui­tos qui­ló­me­tros per­cor­ri­dos. As sa­pa­ti­lhas se­cam ra­pi­da­men­te se cor­rer em di­as de chu­va. São con­for­tá­veis e res­pon­dem na per­fei­ção. To­do um lu­xo pa­ra lon­gas dis­tân­ci­as. Do me­lhor que te­mos ex­pe­ri­men­ta­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.