Men's Health (Portugal)

Evite isto para não se lesionar

4 EXERCÍCIOS QUE PODEM RASGAR OS MÚSCULOS EM VEZ DE OS DEIXAREM MAIS FORTES

-

Muitas vezes, o que mais custa é ter vontade ou tempo para ir treinar. E agora com a praia, os dias quentes, os jantares de grupo e as festas é cada vez mais fácil arranjar desculpas para faltar ao ginásio. Mas atenção: pode estar – somente – a quatro repetições do desastre. A verdade é que alguns dos exercícios mais comuns são também dos mais perigosos. E já nem falamos dos exercícios totalmente ineficazes e que só ficam bem nas fotografia­s do Instagram. Possivelme­nte, a sua rotina de treino inclui um (ou mais) destes exercícios. Se for o caso, troque-os por alternativ­as mais saudáveis.

1. Remo vertical com pega estreita

A pega estreita pode provocar stress por compressão e isto aumenta as probabilid­ades de os manguitos rotadores ficarem lesionados. Este problema, conhecido como osteólise da clavícula

(ou “ombro do levantador”) é uma via rápida para as lesões.

ALTERNATIV­A: Remada na máquina

de remo.

2. Fundos no banco

Tem dificuldad­e ou falta de força para fazer os fundos nas paralelas? Colocar os braços atrás das costas e apoiados num banco cria uma tensão extrema (e desnecessá­ria) nos ombros. E, se ainda por cima, acrescenta­r carga extra, o perigo é muito maior.

ALTERNATIV­A: Fundos nas paralelas (mesmo que faça menos repetições).

3. Torções do tronco na máquina

Pense no que acontece quando torce uma garrafa de água.

Não gira apenas a parte de cima. A parte do meio torce e fica “amarrotada”, certo? O mesmo acontece com o seu corpo, pois os ombros e o quadril foram feitos para girar ao mesmo tempo e não apenas um de cada vez.

ALTERNATIV­A: Prancha lateral.

4. Supino sentado na máquina

O corpo não é totalmente simétrico. Qualquer máquina que obrigue os dois hemicorpos a seguir trajetória­s semelhante­s vai criar o cenário ideal para uma lesão. Pode sentir que tem mais força, porque tem os pés apoiados no chão, mas é melhor mexer os braços de forma independen­te.

ALTERNATIV­A: Supino deitado com

halteres.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal